A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), oferece, na manhã desta quarta-feira (20), das 8h às 13h, diversos serviços de saúde preventiva para os comerciantes e consumidores do Mercado das Tulhas, no Centro Histórico da capital.
A ação faz parte do programa municipal “Saúde nas Feiras”, que tem como principal objetivo levar serviços de saúde essenciais para públicos que atuam nestes estabelecimentos comerciais.
Durante a ação, os feirantes terão acesso à medição da pressão arterial, verificação das taxas de glicemia, orientação nutricional, consultas médicas, aplicação de vacinas contra a influenza e hepatites virais, dentre outros serviços.
O secretário da Semus, Joel Nunes, ressalta a importância estratégica do programa “Saúde nas Feiras” para a política implantada pela gestão do prefeito Eduardo Braide.
“Em razão da sua dura rotina de trabalho, normalmente os feirantes deixam de cuidar da saúde. O controle da pressão arterial, das taxas de açúcar no sangue e de outras questões acabam ficando em segundo plano. Nessa importante ação de campo, as equipes multiprofissionais do programa Saúde nas Feiras conseguem identificar os principais agravos e fazem o acompanhamento e controle necessários dos eventuais casos detectados”, explica o secretário.
O programa “Saúde nas Feiras” consegue também aprimorar os principais indicadores de saúde do Município. “Com destaque para a cobertura vacinal e o controle de doenças silenciosas graves, como a hipertensão e o diabetes”, reforça o coordenador de Ações Comunitárias de Saúde da Semus, Júlio César dos Santos.
Serviço
O quê? Programa “Saúde nas Feiras”
Quando? Nesta quarta-feira (20), das 8h às 13h
Onde? Mercado das Tulhas, Praia Grande, Centro Histórico
Serviços de saúde a serem oferecidos:
︎- Acolhimento
︎- Aferição de pressão arterial e glicemia capilar com critérios
︎- Auriculoterapia
– Orientações sobre hipertensão diabetes, tabagismo, IST/AIDS, sífilis e hepatites virais
– Vacinação adulto
– Orientações sobre alimentação e nutrição
– Ações educativas sobre IST/AIDS e hepatites virais
– Orientações sobre saúde bucal (entrega de kits odontológicos)
– Dispensação de medicamentos da Farmácia Básica
– Encaminhamentos para consultas especializadas e exames laboratoriais
(Secom)