O Colégio Militar Tiradentes, que atendia cerca de 1000 alunos no bairro do Parque Vitória, em São José de Ribamar, foi fechado na última sexta-feira (01) pela Prefeitura Municipal, sob a gestão do Dr. Julinho, do Podemos. A medida foi tomada após a rescisão do Termo de Cooperação Técnica nº 009/2022 com o governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), que garantia o funcionamento da unidade escolar.
O Colégio Militar Tiradentes no Parque Vitória foi criado em 2018, em uma parceria entre o Município e o Estado, e oferecia ensino fundamental do 1º ao 9º ano, nos turnos matutino e vespertino. O prédio onde funcionava a escola pertence à Prefeitura de São José de Ribamar.
A decisão de encerrar a parceria e fechar a escola pegou de surpresa pais e parentes de alunos, que afirmam que não foram informados previamente e que a medida tem motivação política. A comunidade, que realizou uma verdadeira força-tarefa junto ao Pacto pela Paz para trazer essa instituição educacional para o Parque Vitória, expressa sua insatisfação com a decisão unilateral da Prefeitura de São José de Ribamar, sem ao menos a realização de uma audiência pública para discutir o assunto.
Até o momento, a Prefeitura de São José de Ribamar não se manifestou sobre o assunto. Mas, de acordo com o documento obtido, a decisão foi fundamentada na cláusula dezessete do acordo, que prevê a rescisão em caso de ausência de interesse público na continuidade da parceria.
Veja abaixo o documento: