O deputado estadual Yglesio Moysés parece ser muito “valentão”, mas não é com quem deveria ser de fato. Quem se lembra do dia em que ele protagonizou um episódio discutindo com o promotor de Justiça, Cláudio Guimarães acusado de fechar entradas da praia do Olho d’Água para beneficiar a sua escola de kitesurf, e o deputado acabou virando ‘meme’ com a famosa expressão “não me trisca”?!
Dessa vez ele usou suas redes sociais no último final de semana para criticar a situação do Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I.
Porém, precisamos enfatizar que as duas situações são de cunho municipal, e Yglesio não tem se mostrado preocupado com a conjuntura estadual que acomete diversos maranhenses que não conseguem atendimento na rede pública de saúde gerida outrora pelo ex-(des)governador comunista/socialista Flávio Dino – PSB e agora pelo atual sucessor, o tucanosocialista Carlos Brandão – PSB.
Isso porque não são poucas as reclamações e denúncias quanto à rede estadual, como o Hospital da Ilha que foi inaugurado às pressas e tem funcionado quase como de fachada. Outra unidade é o Hospital do Servidor que está completamente entregue às traças.
Agora, uma coisa que Yglesio não pode reclamar é a gestão do Socorrão I, para quem não se lembra, em 2013 ele foi exonerado do cargo de diretor do hospital depois de vários escândalos. Em março daquele ano, funcionários do Socorrão I fizeram uma manifestação contra a gestão de Yglesio, após o médico supostamente ter declarado que eles eram “porcos” e que “o recurso enviado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para complementar a remuneração dos funcionários deveria ser aplicado na compra de novos equipamentos”.
O deputado foi diretor do hospital, e parece ter esquecido que apesar do Socorrão I atender urgência/emergência, a maior demanda vem do interior, por deficiência dos investimentos na área da saúde pelo Palácio dos Leões.
Se realmente Yglesio estivesse preocupado com a rede municipal, ele deveria ter se movimentado para criar algum projeto que facilitasse a prefeitura de São Luís a receber mais verbas para os hospitais. Aliás, quanto de sua verba legislativa Yglesio destinou para o Socorrão I?!
Muito estranho esses ataques à prefeitura de São Luís… afinal, quem tem teto de vidro não pode ficar atirando pedras…