Uma pesquisa de intenção de voto para governador do Maranhão na eleição de 2022 que não inclui o nome da emedebista Roseana Sarney mostra o senador Weverton Rocha, do PDT, disparado na liderança. O levantamento foi feito pelo instituto Qualitativa com eleitores do município de Codó.
O pedetista aparece com 37,5% de preferência do eleitorado, ostentando ampla vantagem em relação aos demais citados na pesquisa. Em segundo lugar, vem o vice-governador, Carlos Brandão (PSDB), 5,17%, e em terceiro, o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), com 4,33%. Na sequência, aparece o prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim (PSL), com duas pontuações (4,33% e 1,67%), o que levanta a dúvida se a dupla cotação é uma “inovação estatística” ou um mero erro na elaboração do gráfico.
Chama atenção o percentual de entrevistados que não responderam à pesquisa ou preferiram não opinar: 32,5%. Outros 14,5% disseram que votarão nulo ou branco, o que também, nem de longe, pode ser considerado uma amostra desprezível do eleitorado.
Fator Roseana
Governadora do Maranhão por quatro mandatos, Roseana Sarney já se pronunciou sobre sua participação no pleito do ano que vem. Por enquanto, ela diz estar inclinada a disputar o mandato de deputada federal. Por outro lado, mostra-se cada vez mais ativa nas redes sociais e se prepara para assumir a presidência do MDB no Maranhão.
O certo é que ela detém uma fatia expressiva de votos cristalizados, algo torno de 30%, exatamente o percentual que obteve quando concorreu ao governo estadual pela última vez, em 2018.
O certo é a inclusão de Roseana nesta ou em qualquer outra pesquisa de intenção de votos para a sucessão estadual resultaria em um cenário totalmente diferente do exibido com sua ausência.
Por O Estado