UFMA: Primeiro dia de matrículas do SiSU movimentou o Centro Pedagógico Paulo Freire

0

SÃO LUÍS – Teve início nesta sexta-feira, 31, o período de matrículas para os candidatos aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que ocorre no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Josiele Pestana, natural de Cururupu, estava bastante emocionada na manhã de hoje ao realizar a matrícula para o curso de Pedagogia. “Eu estudei durante anos e agora consegui. É uma vitória muito grande estar aqui, porque o meu sonho sempre foi cursar uma faculdade. As minhas expectativas são as melhores possíveis”, contou.

Luísa Eduarda Bezerra, aprovada para Enfermagem, se sente grata por ter alcançado a sonhada vaga e falou sobre a expectativa para o início de uma nova fase estudantil. “Quando vem a aprovação, é uma sensação muito boa de ver o esforço recompensado. Espero me identificar muito com o curso”, afirmou.

Já os veteranos estavam presentes para dar as boas-vindas e acolher os mais novos alunos da UFMA. Marcos Gomes, discente de Medicina, falou da importância de recepcionar os calouros. “A gente vem com uma visão de que a Universidade é um ambiente frio e desconfortável, a recepção nos ajuda a criar vínculos”, afirmou.

O diretor da Divisão de Ingresso na Graduação, João Francisco Cunha, frisou a necessidade de ficar atento à documentação necessária. “Grande parte dos candidatos têm dificuldade de conseguir reunir a documentação adequada para a comprovação da renda, que é a parte mais demorada do processo”, destacou.

Documentação

Os documentos devem ser apresentados com originais e cópias, para que seja verificada a autenticidade e efetuar o registro. Confira a lista do que o candidato selecionado deve apresentar à comissão de matrícula:

a) Duas fotos 3×4 coloridas e recentes, de frente, iguais e ainda não utilizadas;

b) Registro Geral de Identidade (RG);

c) C.P.F;

d) Prova da quitação com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos e menores de 45 anos;

e) Título de Eleitor acompanhado da prova de quitação eleitoral, para maiores de 18 e menores de 70 anos;

f) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou estudos equivalentes, devidamente registrado ou autenticado pelo órgão competente;

g) Histórico Escolar do Ensino Médio;

h) Declaração assinada de acordo com o modelo constante no Anexo II;

i) Comprovante de residência atualizado (no máximo 90 dias). 

Share.

Comments are closed.