UFMA lança site de apoio ao ensino a distância da UFMA

0

O novo site “EaD para Você” de apoio ao ensino a distância da UFMA, desenvolvido pela Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (Dinte), pode ser acessado a partir desta terça-feira, 27, no endereço eadparavc.dinte.ufma.br. O objetivo do site é oferecer informações, na área de Tecnologia da Educação, ao corpo docente e de técnicos da UFMA, por meio de notícias, cursos, treinamentos, webinários, dentre outras iniciativas educacionais.

Por meio de uma equipe multidisciplinar de profissionais que atuam nas esferas da Tecnologia da Educação, da Pedagogia, da Tecnologia da Informação, da Administração, da Comunicação, do Design, dentre outros, “a DINTE pretende estar ao lado de professores e técnicos da Universidade, apoiando-os e norteando-os, neste mundo inicialmente assustador, mas depois fascinante, das tecnologias educacionais”, garante a Diretora do DINTE, a professora Ana Emília Figueiredo de Oliveira.

Novidades serão lançadas de forma contínua para complementar o portal, tais como agendamento de horários para orientações com tutoria on-line, disponibilização de vários objetos de aprendizagem e ações inovadoras, além de curadoria de materiais e informações. O objetivo é colaborar com cada professor, da capital e dos campi do continente, na elaboração de seu material didático para EaD e para trabalhar remotamente com seus alunos, de forma correta, inovadora e atualizada, tão logo seja reaberto o calendário acadêmico.

O novo site surge em momento oportuno para a UFMA, tendo em vista a paralisação das atividades acadêmicas no Brasil e no mundo. A educação a distância (EaD) se sobressai como uma alternativa para que professores e alunos possam continuar em interação educacional. Porém, pelo fato do modelo presencial ser a modalidade de ensino preponderante nas universidades, boa parte do quadro docente apresenta limitações em preparar o material didático para o trabalho remoto ou para realizar interação virtual com os discentes. Afinal, construir um material didático apropriado para o modelo EaD tem peculiaridades distintas do presencial.

A pandemia chegou de forma muito rápida, exigindo dos docentes um conhecimento em tecnologias na educação sem proporcionar a eles um tempo de aprimoramento na temática. “Assim, a UFMA, por meio da Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação, resolveu construir este portal, o ‘Dinte para Você’”, destaca a professora Ana Emília Figueiredo de Oliveira. A diretora agradece, ainda, o suporte indispensável da Superintendência de Tecnologia de Informação, setor parceiro nesta iniciativa, bem como o incentivo e apoio incondicional do reitor Natalino Salgado para que este tipo de empreitada possa democratizar o conhecimento das Tecnologias Educacionais para todos os servidores da Universidade Federal do Maranhão.

O reitor Natalino Salgado disse que a criação do site é mais uma ação da Universidade para enfrentar esse momento de emergência epidemiológica. “A UFMA foi a primeira instituição de ensino superior no Maranhão a suspender as atividades presenciais. E se mantém vigilante e atenta ao estado de calamidade em que o país se encontra. Esse portal é mais uma ação da Universidade no sentido de minimizar os impactos que a pandemia provocou na vida acadêmica, ao proporcionar maior visibilidade para a utilização adequada das ferramentas de EaD”, explica.

O portal “Dinte para Você” vai oferecer muito conteúdo interessante. Além de tutorias e cursos de diversas ferramentas que facilitam a realização de cursos a distância. “Serão apresentados Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que são sistemas que auxiliam na montagem de cursos remotos, bem como ferramentas para apresentação de aulas remotas e diversos recursos que usam a tecnologia como ferramenta de apoio”, é o que garante o coordenador de Tecnologia da Informação da Dinte, Carlos de Salles Soares Neto.

Um dos cursos de destaque que já está disponível no lançamento do portal é o PRA-EAD, curso na modalidade de educação a distância autoinstrucional, ou seja, em que não há mediação da aprendizagem pela figura de um professor ou tutor. O curso, lançado pela Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias da Educação da Universidade Federal do Maranhão em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), é uma proposta inovadora de curso de aperfeiçoamento em produção de recursos autoinstrucionais para EaD.

É importante destacar que o curso apresenta recursos educacionais inovadores tanto em conteúdo e metodologias, quanto em forma de oferta, tais como. Um deles é o Saite AVA, ambiente virtual da UNA-SUS/Dinte/UFMA, que hospeda o material. O ambiente é bastante intuitivo, inovador e possibilita acesso de qualidade em smartphone, tablet e computador. Pessoas com deficiências visuais ou auditivas também podem ter acesso ao conteúdo, por meio de audiobooks e do suporte da aplicação Hand Talk, de leitura em libras.

Quanto à forma de oferta, o aluno terá à sua disposição três módulos autoinstrucionais de extensão, de 60 horas cada. O aluno receberá certificação pelas partes, quando concluir cada curso exitosamente, ou pelo todo, como curso de aperfeiçoamento de 180 horas, quando realizar os três módulos com sucesso.

Capacitação também na palma da mão

Para aqueles que possuem limitações de acesso à internet, o estudo poderá ser realizado de maneira off-line. Para isso, é necessário realizar o download dos e-books e aplicativos de cada um dos três cursos de extensão, que serão lançados de forma concomitante ao lançamento de cada módulo. É só baixar no dispositivo mobile o aplicativo Saite Store, disponível para os sistemas Android e IOs, respectivamente na Google Play e Apple Store, localizando-os na área temática Educação a Distância. O aplicativo Saite Store, de acesso livre e gratuito, possibilitará o estudo off-line na palma da mão.

A Dinte, com esta estratégia de ação, propõe-se a preencher uma lacuna, na medida em que o processo de planejamento educacional para esta modalidade apresenta-se como uma proposta inovadora de formação em larga escala. Dessa forma, são utilizados recursos educacionais que perpassam a discussão dos desafios da educação atual, a partir das mudanças de acesso à informação e da definição de Massive Open Online Courses (Moocs), até a concretização de um plano didático-pedagógico adequado para esta modalidade.

(UFMA)

Share.

Comments are closed.