Projeto “EAD para Você” auxilia docentes e técnicos da UFMA quanto ao uso das tecnologias

0

Ouso das tecnologias tem sido fundamentais para educação brasileira neste período de pandemia da Covid-19. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), criou o projeto EAD para Você, que auxilia os docentes e técnicos-administrativos da UFMA na utilização das ferramentas tecnológicas.

O objetivo do portal é subsidiar a aquisição de conhecimentos nas esferas da Tecnologia na Educação, ao corpo docente e técnicos-administrativos da instituição, principalmente em relação às tecnologias, que têm sido amplamente utilizadas para realização de cursos, treinamentos, webinários, reuniões, aulas, entre outras atividades.

Desde o início da quarentena, em março de 2020, a DTED vem desenvolvendo diversas atividades para dar suporte aos docentes, no que diz respeito à utilização das tecnologias em sala de aula, para o ensino remoto.  Um exemplo dessas ações, foi o webinário “Miadiatização de conteúdo para o ensino remoto: como comunicar melhor para ensinar melhor”, ministrado no dia 20 de julho de 2020, pela professora do departamento de Comunicação Social, Li Chang Shuen Cristina Silva Sousa.

A ideia do tema surgiu da necessidade de lidar melhor com as tecnologias durante o ensino remoto, o qual mostrou a dificuldade que os professores têm em tornar a sala virtual atrativa aos alunos. Ao longo do webinário foram discutidas estratégias e ações que ajudam a superar essa limitação. “Isso é uma forma de midiatização de conteúdo. É usarmos a mídia que temos, com as limitações que ela possui, ao seu favor”, destacou Li Chang.

A iniciativa da DTED foi fundamental no processo de adequação do ensino presencial para o ensino remoto com mais funcionalidade, graças ao projeto EAD para Você, os professores conseguiram obter o domínio das ferramentas necessárias para a retomada do ano letivo de 2020, em setembro.

Para saber mais sobre o projeto e os webinários realizados, acesse o site do EAD para você

Por: Maria Eduarda Sousa / Produção: Marcos Paulo / Fonte: Portal Ufma.

Share.

Comments are closed.