Primeiro debate entre candidatos a prefeitura de São Luís ocorrerá hoje

0

SÃO LUÍS – Hoje, quinta-feira, 1º de outubro, a TV UFMA e a Band Maranhão, de modo conjunto, exibirão o primeiro debate entre candidatos à prefeitura de São Luís das eleições de 2020. A transmissão ocorrerá simultaneamente entre os canais 15.1 (TV Band Maranhão), 16.1 (TV UFMA) e também pela radio Universidade FM 106,9, a partir das 22h30 da noite, com duração prevista para duas horas e meia.

O debate será realizado com a presença de onze candidatos à prefeitura. As regras e o devido funcionamento do embate foram esclarecidos previamente aos assessores de imprensa de todos os participantes, no dia 14 de setembro, antecedendo as eleições que estão previstas para acontecerem em 15 de novembro.

A diretora da TV UFMA, Cecília Leite, afirma que, por ser um espaço neutro e apartidário, a TV da Universidade pretende propiciar à população a oportunidade de conhecer melhor os candidatos. “Os eleitores terão a chance de conhecer as propostas dos candidatos para escolher aquele que representa melhor os interesses da cidade. É muito importante que a TV UFMA aproxime a universidade da comunidade para que conheça o perfil dos candidatos”, esclarece a diretora.

Para a cobertura da exibição, a coordenadora de mídias da TV UFMA, Josie Bastos, afirma que tudo se dará a partir da colaboração entre as equipes de jornalismo da TV UFMA e da TV BAND Maranhão. “Nós vamos ter uma equipe, e nossa ideia é dar informações de forma mais rápida possível, mostrar os bastidores, fazer entrevistas, preparar todo esse ambiente para a transmissão. A nossa ideia movimentar as redes, trabalhar com bastante fotografias e imagens em movimento, para que as pessoas tenham uma dimensão do que está acontecendo antes, durante e depois”, afirma.

Ainda segundo a professora, a importância desse debate e das parcerias feitas com outras emissoras, ocorrem especialmente com o intuito de oferecer mais informação, levar mais cultura, e arte para a população de São Luis. “Esse primeiro debate é um momento importante. É o momento em que nós estamos trabalhando muito no sentido de colaboração, então a gente tem a equipe deles [TV Band] e a nossa equipe [TV UFMA]. Serão equipamentos da Band, equipamentos nossos, e tudo para realizarmos um debate de qualidade, a fim de proporcionar à nossa audiência, informações que são precisas pra esse momento, em que é necessário haver discussões, exposição de dados, pra que tenhamos possibilidade de fazer as melhores escolhas para os próximos quatro anos de gestão municipal”, conclui.

Mesmo em meio a um período pandêmico que demanda uma série de restrições, a troca de ideias em cadeia televisiva entre candidatos ainda é muito importante para a tomada de decisões, já que diferente de como funcionam as propagandas políticas, nesta ocasião, todos estão igualmente expostos. Assim, o espectador tem a chance de conhecer e observar melhor a desenvoltura de seu candidato e detalhadamente suas propostas governamentais, o que os leva a refletirem sobre como elas impactariam na sociedade e em suas vidas, confrontadas às propostas e diferentes visões de seus opositores.

Fonte: UFMA.

Share.

Comments are closed.