NATALINO SALGADO: Um passo a frente na prevenção ao Covid-19

0

Baseado em dados fornecidos por cientistas e pesquisadores, o pico da epidemia de Covid-19 no Brasil ocorrerá entre abril e maio, podendo se estender até junho.

“Não acredito que tenhamos atingido o auge, isso vai acontecer nos meses de abril e maio e teremos grandes dificuldades tanto no sistema público como no privado de saúde e no sistema econômico”, afirma o infectologista David Uip.

Através de tudo que tem sido posto por meio do ministério da saúde e do ministro Mandetta, tudo indica que o calendário escolar, tão quanto o calendário acadêmico das universidades federais serão perdidos.

Na Universidade Federal do Maranhão não vai ser diferente, porém temos algo muito singular na UFMA. O reitor Natalino Salgado Filho de forma inovadora saiu na frente, ele foi o primeiro a tomar ações contra o Coronavírus no Maranhão.

Natalino Salgado, um dos mais renomados médicos do Brasil, foi diretor do Hospital Universitário Presidente Dutra – HUUFMA, foi presidente do Conselho Brasileiro de Nefrologia e recentemente conclamado por professores, técnicos e estudantes para retornar ao comando da UFMA.

Ele foi a primeira pessoa com influência política e social que juntamente com sua equipe e da Dra. Joyce Lages, Superintendente do HUPD/UFMA, a se preocuparem com a pandemia, demonstrando uma responsabilidade muito maior com o estado do que até mesmo o próprio governador.

Após isso ele vem com outro ato responsável, ser o primeiro reitor das instituições de ensino superior federais a suspender as aulas e o calendário acadêmico, depois seguido da universidade CEUMA e outras faculdades privadas e por último a Universidade Estadual do Maranhão.

De todas as decisões que teve, a mais louvável delas foi a de garantir que os estudantes de outras cidades que moravam nas Casas de Estudantes da instituição pudessem voltar para suas casas com passagens pagas pela universidade e uma bolsa emergencial de R$ 400,00. Além de garantir que todas as bolsas de auxilio acadêmico sejam pagam sem nenhum prejuízo aos estudantes.

Sabemos que tanto o isolamento quanto a quarentena, são medidas de saúde pública e que não vai ter ninguém controlando as ações das pessoas, ele é um ato de civilidade para proteção da sociedade. Mas possuirmos pessoas com o mesmo entendimento que o professor Natalino Salgado, que de forma humanizada tem dirigido a UFMA, não é tarefa fácil.

Quem diria que fossemos ficar tão gratos por ter ele na linha de frente da gestão da instituição? Pois como sabemos que sua antecessora, que também era da área da saúde, tinha um comportamento totalmente avesso, teve a capacidade de sucatear a universidade que tinha dinheiro em caixa para continuar as obras iniciadas na gestão de Natalino, virou inimiga do governo federal e dos parlamentares do estado e não recebeu se quer uma emenda para melhorar a universidade.

Share.

Comments are closed.