NAIR PORTELA NEGLIGENCIA O ESPORTE NA UNIVERSIDADE DENUNCIAM ATLETAS

0

Apesar de classificados, dezenas de atletas não participarão dos Jogos Universitários Brasileiros que devem acontecer em Manaus

 
 
Atletas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) classificados para a etapa regional dos Jogos Universitários Brasileiros que devem acontecer em Manaus (AM) devem ficar fora evento. Segundo eles, a reitora Nair Portela não valoriza o esporte na instituição, o que teria ocasionado na ausência dos atletas maranhenses em Manaus.
 
Apesar de classificados, não irão disputar os jogos dezenas de atletas do vôlei masculino, basquete feminino e masculino e futsal masculino. 
 
Em nota divulgada esta semana, os atletas acusam a reitora Nair Portela de negligenciar a prática esportiva na UFMA. “uma universidade que não liga para a prática esportiva. Falta material para nossos treinos, e aquele que existe nos é retirada a possibilidade de usufruí-lo, nossos uniformes estão velhos e surrados, e não podemos renova-los, pois nos é dito que para mudar para um ter-se-ia que mudar para todos – porém o custo da manufatura dos uniformes seria de inteira responsabilidade dos alunos-atletas”, diz a nota.
 
Ainda na nota, os atletas afirmam que se reuniram com a reitora Nair Portela que garantiu a participação dos representantes da UFMA nos Jogos. “Disseram que procurariam patrocinadores para a viagem e para nós ‘não nos preocupamos’, denuncia a nota.
 
No final da tarde de ontem, quando deveria ser feita a viagem, a Universidade Federal do Maranhão divulgou um comunicado noticiando que apenas a equipe de Handebol Masculino teve auxilio para o deslocamento ao JUBs regional.
 
Apesar do contingenciamento promovido pelo Governo Federal em todas as áreas da administração ter sido anunciado em abril de 2019, a UFMA culpou o “contingenciamento orçamentário pelo qual as universidades passam” pela falta de apoio aos atletas.
 
Mesmo com as reclamações públicas e da própria afirmação da universidade de que os atletas ficarão de fora do JUBS, a UFMA finaliza a nota dizendo entender “que a prática esportiva no meio acadêmico é de grande importância, e nunca deixou de apoiar e incentivar o esporte “.
 
Por imirante.com
Share.

Comments are closed.