Meteorologia prevê chuvas mais fortes a partir de dezembro na Grande São Luís

0

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), prevê chuvas mais fortes na região metropolitana de São Luís a partir de dezembro deste ano, quando a mateorologia prevê o início do período de transição entre os períodos seco e chuvoso no Maranhão.

Ainda assim, para os próximos dias a previsão já é de chuva, mas de forma isolada em pequenos pontos da ilha. De acordo com o meteorologista Hallan Cerqueira, está ocorrendo um adiantamento de cerca de um mês do fim do período seco no estado.

“Estamos no final do período seco, mas temos um adiantamento de cerca de um mês. Normalmente a nebulosidade típica desse final do ano ocorre em dezembro. Esse adiantamento é em função do fenômeno La Niña, mexendo com a circulação da atmosfera, fazendo com que esses sistemas atmosféricos que atuam no período de transição dessem uma adiantada”

“O período chuvoso começa, de fato em fevereiro. A transição começa em meados de dezembro. Essa época de novembro costuma ser de seca e estamos com uma pequena diferença”, explica Hallan, meteorologista da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Em São Luís, a previsão do CPTEC para esta quinta-feira (26) é de 80% de probabilidade de chuva, principalmente durante a noite. A temperatura máxima deve ser de 34º C, enquanto a mínima deve chegar a 26º C. Veja a previsão para os próximos dias.

  • Sexta-feira (27) – 80% de probabilidade de pancadas de chuva
    Máxima de 32º e mínima de 26º
  • Sábado (28) – 80% de probabilidade de chuvas isoladas
    Máxima de 33º e mínima de 26º
  • Domingo (29) – 80% de probabilidade de chuvas isoladas
    Máxima de 33º e mínima de 26º

Fonte: Jornal Itaqui-Bacanga (com informações do G1/MA)

Share.

Comments are closed.