Gestão do prefeito Edivaldo garante o desenvolvimento urbano de São Luís com obras de infraestrutura

0

Com mais de 1 milhão de habitantes, São Luís tem desafios de cidade grande! Com o ritmo dinâmico, o município tem se desenvolvido a partir de um planejamento estratégico, traçado pela Prefeitura de São Luís, na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, que garante mais infraestrutura, mobilidade urbana, melhorias na saúde, educação e em diversos outros serviços públicos para a população. No segundo semestre deste ano as ações se expandiram por toda a cidade por meio do programa São Luís em Obras, reforçando os investimentos que o prefeito Edivaldo vem executando desde seu primeiro mandato.

Lançado em agosto deste ano, o programa São Luís em Obras transformou a cidade em um verdadeiro canteiro de obras com a execução de serviços de pavimentação, drenagem, reformas de unidades de saúde e escolas, construção de Ecopontos e galpões de triagem de materiais recicláveis, requalificação de praças entre outras obras já finalizadas ou em execução, além das que já estão confirmadas para iniciarem em 2020.

“Desde meu primeiro mandato tenho trabalhado muito para garantir todas as obras que São Luís precisa, resolvendo problemas históricos da nossa cidade. Por meio do São Luís em Obras estamos ampliando a infraestrutura urbana da cidade, garantindo o desenvolvimento urbano de São Luís e consolidando investimentos da nossa gestão. Já temos outras importantes obras confirmadas para serem iniciadas ainda no início de 2020. Este trabalho é resultado de muito planejamento e responsabilidade na aplicação dos recursos”, disse o prefeito Edivaldo.

ASFALTAMENTO

Somente em obras de asfaltamento já foram feitos mais de 120 km entre bairros onde as obras já foram concluídas ou ainda estão em andamento. Por meio destes serviços os bairros estão sendo transformados e ficando de cara nova. Muitos estão sendo urbanizados pela primeira vez em décadas. É o caso do Tibiri, na zona rural, que em quase 60 anos está recebendo serviços de terraplanagem, asfaltamento e implantação de rua. Na região, são mais de 7 km de pavimentação, contemplando ainda o Tibirizinho e Rio do Meio.

Entre os bairros onde os serviços já foram concluídos está o Vinhais, que recebeu 17,2 km de asfalto novo contemplando mais de 90 vias na região que abrange o Vinhais Cobal e Planalto Vinhais. O bairro não recebia benefícios de asfaltamento há mais de 30 anos, desde a implantação do conjunto habitacional. A área foi ainda totalmente sinalizada.

Já o Cohatrac recebeu 11,6 km de pavimentação beneficiando vias que são consideradas vitais para a mobilidade na região como a Avenida Contorno Sul, Avenida Leste Oeste, Avenida Principal do Primavera, Avenida Contorno Norte Sul, entre outras. Os serviços contemplaram vias do Cohatrac I, II, III, IV e V.

No Angelim foram 8,5 km de pavimentação beneficiando dezenas de ruas do Angelim de Baixo e do Alto do Angelim. Os trabalhos de asfaltamento foram concluídos em vias importantes a exemplo da Avenida Um, no Angelim de Baixo, e Avenida C do Alto do Angelim. Essas são as vias principais dos dois lados do bairro que possui grande fluxo de veículos, transporte público e pedestres.

A Cohama recebeu pavimentação em 5,6 km de vias. Os serviços foram iniciados pela Rua Euclides Farias, importante via de ligação entre o bairro e a Avenida Daniel de La Touche. Na mesma região, o Cohajap recebeu asfalto novo em 4,3 km de vias; e a Bela Vista também foi contemplada.

No bairro Rio Anil, além da pavimentação de cerca de 3 km de diversas vias, estão sendo reformadas nove praças. Na Avenida Guajajaras, no São Cristóvão, foi executado 4,5 km de pavimentação nova. Antes do trabalho de asfaltamento a via recebeu o serviço de fresa que retirou o asfalto velho e ondulações para aplicação da do novo asfalto, garantindo a durabilidade da obra.

Nos bairros contemplados também estão sendo feitos serviços de manutenção asfáltica, recuperação de canteiros centrais nos corredores viários, recuperação de calçamentos das vias, nova sinalização, somando dezenas de bairros com obras de urbanização, sendo mais de 400 ruas pavimentadas, incluindo a implantação de ruas e o asfaltamento em vias que nunca haviam recebido serviços de pavimentação. Com isso, além de melhorar a mobilidade urbana, os bairros ficam mais valorizados e o comércio local recebe novo incentivo.

DRENAGEM

Outra obra de infraestrutura importante em execução é a drenagem profunda em áreas onde a população vinha sofrendo com alagamentos há décadas. Na zona rural, no bairro Tibiri, estão sendo feita drenagem profunda e drenagem superficial com meio-fio, sarjeta e descida d’água. Também estão em execução obras de drenagem no Residencial Tiradentes, na região da Cidade operária.

Por meio do programa São Luís em Obras serão executados também mais de 13 quilômetros de rede de drenagem profunda, 20 km de drenagem superficial e 8 km de asfaltamento na região da Santa Bárbara. A obra abrange desde a Avenida São Jerônimo – que é o principal acesso à zona rural 1 – e as avenidas da Saudade, Tibiri, José Sarney, Santiago, além das ruas Militar, Projetada, do Horto e São Raimundo.

A obra de drenagem na Santa Bárbara é aguardada há muitos anos pelos moradores da região e irá pôr fim a problemas antigos. Todo período chuvoso, em razão dos alagamentos, a área fica praticamente isolada, por causa da falta de condições de trafegabilidade. Além de garantir o acesso aos bairros da região, a obra trará ainda valorização dos imóveis do entorno.

REFORMA DE HOSPITAIS

Além das obras de infraestrutura urbana estão sendo executados serviços para melhorar a estrutura das unidades de saúde da capital. Os serviços de reforma contemplam 25 unidades. Estão em obras desde unidades de saúde da atenção primária em bairros de regiões como área Itaqui-Bacanga, zona rural, Cidade Olímpica, além de unidades de saúde de maior porte como o Centro de Especialidades Odontológicas da Alemanha.

No Centro de Saúde Genésio Ramos Filhos, o primeiro a ser concluído, foi reformada toda a estrutura do telhado, instalações elétricas e hidrossanitárias, além dos equipamentos e tubulações que servem aos consultórios médicos, odontológicos e salas de exames. Com a reforma, o centro ganhou mais um consultório odontológico (agora são dois) e mais dois consultórios médicos. Foi implantada ainda uma Central de Materiais e Esterilizações, onde estão sendo tratados todos os materiais utilizados nos procedimentos médicos e odontológicos, atendendo a todas as normas sanitárias, aumentando a segurança dos pacientes.

RECUPERAÇÃO DO CENTRO

No Centro de São Luís foi iniciada uma nova etapa de recuperação dos espaços públicos e de requalificação de áreas praticamente abandonadas pela população por causa das condições degradantes. É o caso da Fonte das Pedras, que foi reinaugurada após ampla reforma e voltou a ser um importante espaço de lazer, descanso e contemplação na cidade.

Outros dois importantes logradouros da região central da cidade que estão sendo totalmente transformados é a Praça da Bíblia, que já está com obras em fase final, e o Parque do Bom Menino. As praças da Saudade e da Misericórdia também estão passando por reformas. Todas as obras incluem ainda um importante trabalho social junto aos moradores do entorno para reforçar o sentimento de valorização dos logradouros. O comércio informal também será totalmente disciplinado após os serviços.

MERCADOS

Demanda antiga de consumidores e feirantes, a Prefeitura também está executando a reforma e reconstrução de mercados. No Mercado das Tulhas, Praia Grande, a obra segue em ritmo acelerado. Toda a rede de esgoto e água pluvial já foi substituída e está sendo finalizado a recuperação estrutural dos pilares bem como a rede de abastecimento de água. No telhado os serviços estão 90% concluídos, a rede elétrica também está sendo reformada e câmeras serão instaladas. A obra no Mercado das Tulhas vai fortalecer o turismo e o comércio local no Centro Histórico de São Luís.

O Mercado do Coroadinho foi totalmente demolido está sendo reconstruído para garantir melhores condições de trabalho aos feirantes e um local agradável aos frequentadores. No local estão em andamento os serviços de concretagem das vigas e levantamento da estrutura das paredes de alvenaria. No Mercado da Cohab está sendo  finalizada a terraplenagem para iniciar a escavação das estacas. Outros mercados serão iniciados em 2020.

OUTRAS OBRAS

Na Educação, o programa São Luís em Obras contempla ainda um cronograma de reforma das escolas municipais, além de investimentos na construção de novas unidades como as creches da Cidade Operária e do São Raimundo.

Na Limpeza Urbana estão em construção três novos Ecopontos nos bairros Cohaserma, Centro e Vila Isabel. Também estão em obras dois galpões de triagem de materiais recicláveis anexos aos Ecopontos Centro e Vila Isabel, que serão cedidos às cooperativas de catadores de materiais recicláveis, garantindo geração de emprego, renda, combatendo o descarte irregular de resíduos pela cidade e aumentando os índices de sustentabilidade na cidade.

Share.

Comments are closed.