Gastos com deputado morto estão sob suspeita na Alema

0

Um mês antes de morrer, Legislativo fez ressarcimento de R$ 28,6 mil ao saudoso Zé Gentil, que passou mais 30 dias internado.

Embora a pandemia do novo coronavírus tenha feito a maioria dos 42 deputados estaduais maranhenses participarem virtualmente dos trabalhos legislativos, eles gastaram, em abril e maio, valores absurdos com deslocamentos por terra.

Entre os custos, estão abastecimento em postos de gasolina, locação de veículos e despesas ligadas à manutenção dos carros. Por causa da COVID-19, a Assembleia Legislativa promoveu, nesse período, votações remotas. Desde então, as reuniões plenárias e das comissões temáticas tiveram diversas participações por videoconferência. Mas salta aos olhos os pedidos de reembolso.

Como já revelamos, dos casos mais absurdos e curiosos envolvendo a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar – CEAP, a do saudoso deputado Zé Gentil (Republicanos) é a que mais chama atenção. O ex-parlamentar faleceu no dia 15 de junho, aos 80 anos vítima de Covid-19. Ele deu entrada em um hospital particular de Teresina, no dia 7 de junho em estado grave, depois de passar por alguns dias entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em ventilação mecânica, instável hemodinamicamente, com necessidade de drogas vasoativas e de hemodiálise.

Apesar disso, a Assembleia – que na época não estava com suas atividades funcionando de forma presencial devido o distanciamento social –, autorizou o pagamento da cota para o exercício da atividade parlamentar referente ao mês de maio que foi pago no dia 05 de junho, dois dias antes da morte de Zé Gentil.

No relatório de despesas ao qual tivemos acesso, Zé Gentil, que passou o mês de maio internado sem pode exercer sua atividade parlamentar, informou despesas com combustíveis e lubrificantes, contratação de assessorias, consultorias e trabalhos técnicos e, pasmem, divulgação da atividade parlamentar. Restar saber quais as notas foram usadas para justificar a despesa? A resposta, entretanto, iremos trazer nas próximas matérias. Aguardem!

Fonte: Maranhão de Verdade.

Share.

Comments are closed.