Faculdade de Direito do Maranhão: 100 anos

0

Por José Carlos Sousa Silva

A Faculdade de Direito do Maranhão, em 28 de abril de 2018, completou 100 anos de sua existência histórica, pois foi fundada em 28 de abril de 1918.

Em 27 de abril de 2018, aconteceu um magnífico evento, no Teatro Arthur Azevedo, na Rua do Sol, centro, em São Luís, capital do Estado do Maranhão, promovido pela Universidade Federal do Maranhão, em comemoração ao Centenário do Curso de Direito.

O evento aconteceu sob o comando da inteligência e cultura da digníssima professora Nair Portela Silva Coutinho, atualmente reitora da Universidade Federal do Maranhão, e que está, sem dúvida, prestando relevantes serviços nas ciências e na tecnologia em benefício de muitas gerações, hoje, especialmente, no Maranhão.

Muitas pessoas foram homenageadas nesse evento, acima referido, e eu, também, (José Carlos Sousa Silva). Recebi a “Medalha Domingos Perdigão de Mérito Acadêmico Jurídico,” o que me fez mais feliz e convicto da importância de eu ter considerado o Direito como uma das ciências sociais, na luta permanente pela concretização da Justiça e da paz social.

Essa homenagem me causou profunda emoção. Diante da qual fiquei e continuo muito feliz.

A homenagem expressa sempre o certo mérito ao homenageado, o que o faz mais conscientizado do importante que realizou na sua vida.

Após aprovado em vestibular, ingressei na Faculdade de Direito do Maranhão no início de 1967. Fui aluno de excelentes professores e entre os quais: Antenor Mourão Bogéa, Doroteu Soares Ribeiro, José Joaquim da Serra Costa, José Maria Ramos Martins, Orlando Leite, Pedro Neiva de Santana, Ricardo Aroso Mendes, Nivaldo Macieira, Reis Perdigão, Pires Sabóia e professora Maria Bogéa.

Muitos dos que concluíram o Curso de Direito na Faculdade de Direito do Maranhão obtiveram pleno sucesso na Política, na História, na Advocacia, na Magistratura, no Ministério Público, no Magistério Superior e inclusive na Literatura, e assim têm seus nomes bem registrados para a eternidade.

O sucesso de qualquer pessoa na sua vida depende muito dos seus estudos e do seu trabalho na luta permanente pelo melhor a cada dia mais.

Não basta a conclusão de um certo curso. É imprescindível que, após concluído, o seu titular seja realmente dedicado ao trabalho e à perfeição constante. É importante que cada pessoa no mundo saiba realmente crescer na vida através do que pensa e senti da melhor forma possível e sempre trabalhando sem agredir ninguém.

Agradeço a Deus e a todos que foram meus professores o que de melhor conquistei na vida como advogado, professor universitário, jornalista e hoje membro efetivo da Academia Maranhense de Letras, hoje, sob a direção do seu presidente Benedito Bogéa Buzar, excelente historiador, escritor e administrador.

Estou, portanto, na luta, permanente, em defesa do Direito, como ciência, e da Justiça.

Diante da história da faculdade de Direito do Maranhão sinto a felicidade necessária e assim sinto o valor do meu passado, a grandeza de meu presente e a certeza de um melhor futuro.

José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor universitário, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail: jcss@elo.com.br

Share.

Comments are closed.