Como um empresário quebrado criou a maior produtora de ovos do Brasil

0

Quando resolveu comprar 30 mil galinhas de um amigo em 1987, o “business plan” do mineiro Leandro Pinto era simples. “Eu pensei: galinha bota ovo todo dia, ela botando todo dia, eu vou ter dinheiro todo dia. Tendo dinheiro todo dia, vou conseguir acalmar meus credores”, conta.

Para fazer a compra, ele vendeu um caminhão e um Fiat Uno — tudo o que lhe havia sobrado de bens após quebrar sua antiga empresa. Foi assim que teve início o Grupo Mantiqueira — hoje a maior produtora de ovos do Brasil.

A trajetória completa de Leandro é tema do episódio 58º episódio do podcast Do Zero ao Topo. É possível seguir e escutar o programa pela ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e demais agregadores.

Leandro começou a trabalhar ainda na adolescência. Seus pais — donos de uma fábrica — queriam que o filho focasse nos estudos, mas o jovem sempre quis conquistar sua independência financeira. “Eu achava que sabendo somar e multiplicar já estava ótimo”, conta.

Depois de uma experiência como office boy em um banco, decidiu empreender. O primeiro negócio foi uma fábrica de carroças. Depois, montou uma lója de máquinas agrícolas. Quando achou que enriquecera com o negócio, uma crise econômica o fez quebrar. “Esse foi o grande MBA da minha vida”, diz.

Enquanto fazia planejamentos para entender como pagar todos os fornecedores que devia, veio a proposta para comprar as galinhas. Confira a história completa no podcast.

Fonte: InfoMoney.

Share.

Comments are closed.