Brasil é o novo epicentro global do coronavírus

0

Apesar da baixa testagem do Brasil, o Ministério da Saúde avalia que os mais de 250 mil diagnósticos de coronavírus e 16.792 óbitos são de baixa incidência se comparados a outros países.

O Brasil é o terceiro país com mais notificações pela covid-19, atrás de Estados Unidos (1.506.732 casos) e Rússia (290.678 casos). O levantamento é da Universidade Johns Hopkins. Ao atingir mais de 250 mil diagnósticos, o país ultrapassou o Reino Unido na lista (247.706 casos).

“Quando a gente compara o número de casos absolutos, a gente não leva em consideração as populações. Por exemplo, populações da Itália, Turquia, muitas vezes são menores que a população brasileira”, afirmou Eduardo Macário.

No entanto, em comparação a outros países da lista, o Brasil é um dos que menos aplica testes em sua população. Um levantamento feito pela USP no início do mês aponta o país como novo epicentro mundial do coronavírus. O levantamento faz cálculos de casos subnotificados e apresenta uma projeção muito superior aos números apresentados pelo ministério.

Em relação à Turquia, citada por Macário como exemplo, o Brasil apresenta uma taxa de mortes por milhão de pessoas superior à do país. Aqui, são cerca de 80 óbitos para cada milhão de habitantes pela covid-19. Na Turquia, segundo cálculos feitos pelo UOL com base nos dados fornecidos pela Johns Hopkins e pelo World Bank, são 50 mortes para cada milhão.

Share.

Comments are closed.