Braide perde pontos e São Luís pode ter segundo turno, segundo a pesquisa Ibope

0

Faltando dez dias para realização da eleição em primeiro turno, a TV Mirante, emissora filiada à Rede Globo, divulgou na noite desta sexta-feira (06), a terceira pesquisa do Ibope sobre as intenções de voto para prefeito de São Luís. O deputado Eduardo Braide (Podemos) caiu oito pontos em relação à pesquisa anterior, de 23 de outubro, mas ainda lidera com 16 pontos em relação ao segundo colocado.

De acordo com os números, Braide, que tinha 44% na pesquisa anterior tem agora 36%, ou seja, não há mais possibilidades, pelo levantamento do Ibope, de vencer no primeiro turno. O segundo colocado, ainda é o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos), que subiu de 19% para 22%, seguido por Neto Evangelista (DEM), que aparece com 16%, dois pontos a mais do que na pesquisa anterior, quando aparecia com 14%

O candidato do partido do governador Flávio Dino, Rubens Júnior (PCdoB), aumentou um ponto percentual. Ele tinha 6%, dia 23 de outubro, e agora aparece com 7%, seguido por Bira do Pindaré (PSB), que saiu de 3% para 6%. Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade) manteve os mesmos 2%, enquanto Professor Franklin (PSOL), Yglesio Moisés (PROS), Hertz Dias (PSTU) e Sílvio Antônio (PRTB) aparecem com 1%, cada um.

Como a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, Braide alcançaria no máximo 39%, mas poderia estar com 33%. Já Duarte Júnior, teria entre 19% e 22%; Neto Evangelista teria entre 13% e 19%, ou seja, há um ligeiro empate técnico no segundo lugar. Rubens Júnior teria entre 4% e 10%, ficando bem distante de Duarte e Neto.

O ibope traçou ainda cenários de segundo turno.

Num provável confronto com Duarte Júnior, Eduardo Braide, que na pesquisa anterior tinha 54%, neste cenário, agora aparece com 49% contra 40% do adversário, que em outubro tinha 31%. Caso o concorrente seja Neto Evangelista, a vitória de Braide seria de 52% a 32%. O Ibope não testou uma segunda rodada com os demais candidatos.

A pesquisa ouviu 805 eleitores, entre os dias 04 a 06 de novembro e está registrada no TSE sob o protocolo MA 1942/2020. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, o que dá uma segurança de 95% de confiança.

Fonte: Maranhão Hoje.

Share.

Comments are closed.