Bombeiros alertam sobre presença de tubarões nas praias do PI

0

O Corpo de Bombeiros do litoral piauiense informou que está com equipes nas praias orientando moradores e turistas sobre o risco de ataques de tubarões. Os animais foram vistos na última semana e, neste domingo (6), biólogos confirmaram aos bombeiros a presença de um grupo de tubarões na praia do Coqueiro, na cidade de Luís Correia. Eles já tinham sido filmados na praia de Atalaia, na mesma cidade.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) emitiu uma nota confirmando a presença de cinco tubarões juvenis no litoral piauiense e orientando os turistas a não entrar na água. A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) também se posicionou sobre o caso. Leia as notas abaixo na reportagem.

Nota da Semar

 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), recomenda evitar banho de mar no litoral piauiense, especialmente no trecho entre as praias do Itaqui até a do Coqueiro. Quem for mergulhar, atenção especial com as crianças e cuidado redobrado aos praticantes de esportes náuticos.

Foi confirmada a presença de cinco tubarões juvenis na Praia do Coqueiro, em Luís Correia. Os tubarões são animais que não permanecem em uma área fixa, por isso, para garantir a segurança dos banhistas, mesmo sem a confirmação da espécie avistada, a Semar Piauí orienta que as pessoas evitem entrar na água.

Nota da Setur

A Secretaria de Estado do Turismo informa que, na manhã deste domingo (6), foi comunicada de que havia sido confirmada a presença de tubarões no litoral piauiense, precisamente na praia do Coqueiro.

A Setur informa ainda que entrou em contato com a bióloga e especialista em tubarões, Geórgia Aragão, que, em análise realizada com as imagens que circularam na primeira semana de agosto, observou um padrão de barbatana que seria de golfinho. No entanto, nesta manhã, foi avistado um grupo de cinco tubarões juvenis na mesma praia, podendo ser o mesmo grupo das imagens do dia 01 de agosto.

Segundo a especialista, através de nota, ainda não é possível identificar a espécie e que, possivelmente, os animais estão ali se alimentando de cardumes que ficam na zona de arrebentação e que os animais podem não ficar fixos em apenas uma única praia.

A Setur informa ainda que já entrou em contato com as equipes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), Corpo de Bombeiros e CIPTUR, para orientação dos Turistas e pede que os mesmos evitem entrar na água.

Fonte: G1 Piauí.

Share.

Comments are closed.