Alerta para a desidratação durante atividades físicas nas academias

0

Na correria para ficar com o corpo em forma para o verão, muitas pessoas recorrem a métodos perigosos, como a intensificação de exercícios e o superaquecimento do corpo com roupas de tecidos pesados, que podem levar a um quadro de desidratação.

“As roupas precisam ser leves e, de preferência, de tecidos feitos de poliamida, que absorvem melhor o suor, e sem costura, para evitar atritos com a pele, provocando ferimentos”, alerta a professora de educação física e personal trainer da academia Bodytech, Elizangela da Silva Rodrigues.

A especialista ainda chama atenção para outros fatores que podem levar a uma perda excessiva de suor, como a prática intensa de atividade física e o ambiente onde os treinos são realizados.

“Uma pessoa pode se desidratar quando não ingere líquidos durante os exercícios em ambientes muito quentes e climatizados, com exercícios de alta intensidade e longa duração”, explica.

A desidratação também pode ocorrer em ambientes aquáticos, já que se tem uma falsa ideia de que na água a pessoa não transpira.

Sintomas
A sede está entre os principais sintomas da desidratação, portanto, a recomendação é ingerir líquidos antes e durante a prática da atividade física, mesmo sem vontade.

Fadiga, câimbras, náuseas e o aumento da frequência cardíaca também são sinais de alerta que não devem ser ignorados.

“O corpo sente fraqueza e cansaço durante o exercício. O aumento da frequência cardíaca ocorre porque, com a desidratação, o corpo se esforça mais para manter o trabalho cardíaco”, relata a educadora física da academia Bodytech.

Recomendações

Para evitar a desidratação, a personal Elizangela Rodrigues ainda recomenda o uso de roupas leves e claras e a ingestão de 500ml de líquido duas horas antes do treino.

Durante a prática da atividade física, o ideal é consumir de 150ml a 300ml em intervalos de 15 a 20 minutos.

Já após a realização da atividade física, o recomendado é repor 50% de líquido perdido durante o treino.

Fonte: Maranhãoesportes.com

Share.

Comments are closed.