No domingo (12), São Paulo e Rio de Janeiro registraram o dia mais quente do ano , com 36,9 °C e 41,8 °C , respectivamente. Na capital fluminense, a sensação térmica chegou aos 50,5 °C .
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a forte onda de calor que atinge o país, com temperaturas beirando os 40 °C em diversas capitais/ Reprodução/Inmet.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo prevê condições para os termômetros registrarem valores um pouco mais altos do que domingo. Há previsão de pancadas de chuva forte, seguidas por raios e vento, logo, recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis.
Na terça-feira (14), o calorão continua. Na capital paulista, os termômetros devem oscilar entre 22°C ao amanhecer e 37°C no meio da tarde.
Área vermelho indica grande perigo para a forte onda de calor que atinge boa parte do país/ Reprodução/Inmet.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) ainda alerta para chance potencial para pancadas isoladas de chuva entre o meio e o fim da tarde. A previsão indica que essas precipitações serão rápidas, mal distribuídas e de baixo volume acumulado.
Sul do país tem previsão de chuvas volumosas nesta semana
Enquanto boa parte do país está sob influência do calor, a Região Sul tem previsão de chuvas volumosas nesta semana . Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão em alerta de perigo de tempestade, conforme o Inmet.
O Rio Grande do Sul deve concentrar a maior parte da chuva do Brasil nesta semana, como informa a previsão da Climatempo.
Uma nova frente fria também irá avançar pelo estado entre a noite de domingo (12) e esta segunda-feira e outra frente fria avança pelo estado na quinta-feira (16), o que irá reforçar ainda mais a instabilidade.
O Inmet lançou um alerta de grande perigo por acumulado de chuvas para os próximos dias no estado. No domingo, Porto Alegre superou a média de chuva do mês inteiro em apenas 24 horas.
O acumulado oficial na cidade em 24 horas atingiu a marca de 110 mm, ultrapassando a média climatológica normal de novembro na capital gaúcha, de 105,5 mm, segundo dados de MetSul.
A Defesa Civil do estado emitiu alerta para chuva forte e intensa, descargas elétricas, eventual queda de granizo e ventos fortes.
Santa Catarina teve o sábado marcado por altas temperaturas, que chegaram a aos 40,3°C em Urussanga (a maior temperatura para o mês de novembro desde 1985).
Os intensos temporais que avançaram pelo Litoral Sul do estado provocaram chuva forte acompanhada de raios e intensas rajadas de vento, com registro de 94,7 km/h em Araranguá, de acordo com a Defesa Civil do Estado.
Já no Paraná, a massa de ar quente que se instala sobre o Brasil começou a influenciar o tempo já neste sábado (11), elevando as temperaturas. O estado tem alerta laranja para onda de calor e amarelo para baixa umidade, de acordo com o Inmet.
A capital Curitiba teve a tarde mais quente do ano, de acordo com o ClimaTempo. A previsão é de que Curitiba possa registrar um novo recorde de calor nesta segunda-feira.
Veja as temperaturas mínimas e máximas para as capitais do país
Norte
Rio Branco (AC): 24 °C – 37 °C
Porto Velho (RO): 24 °C – 36 °C
Manaus (AM): 28 °C – 39 °C
Boa Vista (RR): 26 °C – 39 °C
Belém (PA): 25 °C – 35 °C
Macapá (AP): 25 °C – 35 °C
Palmas (TO): 24 °C – 38 °C
Nordeste
Teresina (PI): 24 °C – 40 °C
São Luís (MA): 25 °C – 33 °C
Fortaleza (CE): 24 °C – 33 °C
Natal (RN): 24 °C – 32 °C
João Pessoa (PB): 23 °C – 33 °C
Recife (PE): 24 °C – 32 °C
Maceió (AL): 23 °C – 32 °C
Aracaju (SE): 22 °C – 30 °C
Salvador (BA): 22 °C – 34 °C
Centro-Oeste
Cuiabá (MT): 29 °C – 40 °C
Campo Grande (MS): 28 °C – 37 °C
Goiânia (GO): 22 °C – 38 °C
Brasília (DF): 18 °C – 34 °C
Sudeste
São Paulo (SP): 23 °C – 38 °C
Rio de Janeiro (RJ): 24 °C – 40 °C
Belo Horizonte (MG): 21 °C – 37 °C
Vitória (ES): 24 °C – 36 °C
Sul
Curitiba (PR): 20 °C – 33 °C
Florianópolis (SC): 20 °C – 32 °C
Porto Alegre (RS): 18 °C – 22 °C
Fonte: CNN