O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan-MA) dará início à primeira “Oficina de Escavação e Cobertura de Tambor de Madeira do Tambor de Crioula”, realizada na Casa do Tambor de Crioula, no Centro Histórico de São Luís. A oficina fica disponível a partir de hoje (23) até 3 de novembro.
Com o apoio do Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula, a oficina, de 40 horas, oferece aos participantes o aprendizado de técnicas tradicionais de escavação e cobertura de tambores de madeira. Os mestres artesãos Werlys Cunha Santos e José Reinaldo Ramos Moraes, reconhecidos pelo ofício, serão os instrutores.
Durante o curso, os participantes aprenderão a confeccionar uma parelha de Tambor de Crioula, seguindo todos os processos tradicionais, desde a escavação até a cobertura dos tambores.
O encerramento do evento será marcado por uma roda de tambor de crioula com o batizado da parelha confeccionada na oficina, além da entrega de certificados aos participantes.
O Tambor de Crioula, uma manifestação cultural tradicional do Maranhão, conquistou o título de primeiro bem cultural maranhense a ser reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil em 2007.
Oficina de Tambor de Crioula
- Quando: De 23 de outubro a 03 de novembro, das 14h às 18h
- Onde: Casa do Tambor de Crioula, Rua da Estrela, 309 – Praia Grande/Centro, São Luís, Maranhão.
- Inscrições: Presencialmente, até o dia 20 de outubro, na Superintendência do Iphan no Maranhão, localizada em São Luís, na Rua do Giz, 235 – Centro, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Fonte: G1 MA