Bravos e bravas boa noite. No Brasil, um universo de instituições de caráter civil filantrópica tem sido fundamental na transformação das comunidades por meio de relevantes serviços prestados PELO TERCEIRO SETOR permitido pela CONSTITUIÇÃO com base em espaços a este Guarda-Chuva que inclui vários tipos de organizações que incentivam e estimulam o voluntariado a ajudar muitas famílias principalmente carentes em bairros periféricos, e em outros como exemplo, favelas, palafitas e etc… Neste centro, a presença da liderança comunitária e de outros atores sociais como voluntários, marcam as suas participações no dia-dia ajudando em muitas competências que na maioria da folha de serviços prestados por eles, poderia ser direto do poder publico nas políticas dos campos de inclusão e de justiça social.
O Maranhão é um dos estados da federação que o TERCEIRO SETOR O NOSSO GUARDA-CHUVA sempre contribuiu para o combate a extrema pobreza, e se a ordem crescente desse tema real continua de acordo com estatística nos dados da vulnerabilidade social, é porque várias instituições civis filantrópicas no estado, ainda encontram dificuldades para obterem espaços que tanto precisam no entendimento de poderem ajudar como parceiras na política de igualdade e justiça social.
Ontem domingo(07), acompanhando a mobilização dos moradores da Vila Embratel, liderados por seus líderes comunitários comprometidos em melhorar a vida da comunidade, presenciei o sentimento muito forte e a consciência viva do voluntariado. Aquele ambiente cercado de otimismo, esperança, visão e luta por seus atores sociais, fortalece ainda mais a nossa bandeira de luta constante em defesa das comunidades.
A Eleição e Posse da nova Diretoria e Conselho Fiscal da União dos Moradores da Vila Embratel, mantém acesa a luz e a esperança do maior aglomerado urbano da região Itaqui-Bacanga, em continuar sendo protagonista no seu terceiro setor que agora ficará mais forte e organizado rumo aos desafios que será a sua contribuição na política de inclusão social por meio das ferramentas que terão junto aos diversos parceiros.
Parabéns a Prª. Aliete Dutra, Marcelina Lindoso e seus membros da Diretoria e Conselho Fiscal, por essa grande jornada. Parabéns ao Jornalista e comunitário Marcos José França de Jesus (Japi) e membros que seriam de sua chapa por terem demonstrado um verdadeiro espírito de grandeza ao abdicar da disputa e unir força com a CHAPA UMA NOVA UNIÃO PARA TODOS encabeçada pela Prª. Aliete Dutra e Marcelina Lindoso. Parabéns as articulações da Profª. Moisilesia, River Sousa, Dani, Prª. Silvia e as representações dos nossos Núcleos de Base pelo belíssimo trabalho. Parabéns a Suelma, Profª. Antônia, Ir. Manoel e Pr. Cicero que foram extremamente importantes na mobilização. Parabéns a Beneilson, D. Creuza, Cleudiane, Charliane, Profº. Janaic Passinho, Suelma do Centro Matriz, Coelho, Gilmar, Vadico, João Gonçalves, Profª. Maria do Rosário, Carlinhos Lima, seu Zé, Leomar Mendes, D. Gloria do CB 450 e a tantos outros atores da comunidade que escreveram seus nomes nesse mais novo capítulo de fortalecimento do movimento comunitário do maior aglomerado urbano da região Itaqui-Bacanga. Um momento que marcou a importância da consciência da comunidade da Vila Embratel, foi também a presença de lideranças eclesiásticas onde no nome do Pr. Lazaro Batista, essa edição “A Força das Comunidades” parabeniza e cumprimenta a participação da comunidade evangélica neste importante evento democrático do movimento comunitário da comunidade.
Seguindo o entendimento do processo democrático de eleição, os nossos parabéns pelo comportamento de união e de agregador ao ex-presidente desta importante União de Moradores, o Sr. Francisco das Chagas Barros (Baixinho) que junto com sua equipe, o diálogo e transparência serviram como o bom encaminhamento ao processo e também a toda transição. O nosso como sempre reconhecimento de público a brilhante atuação desempenhada com excelência pela Federação das Uniões de Moradores de Bairros e Entidades Similares do Maranhão – FUMBESMA na pessoa da sua presidenta, a professora e líder comunitária Aldecy Ribeiro e seus membros auxiliares direto no processo, os líderes comunitários Reinaldo e Euzébio Coimbra, pois vocês são dignos de respeito do movimento comunitário não só do estado, mas do país por representarem muito bem o nosso terceiro setor.
Para os críticos, concordo que a democracia brilha e se fortalece quando se tem disputa, com a disputa se tem opção de escolha e de mais conquistas, mas ela também não só brilha e se enriquece quando uma decisão consensual entre seus líderes e liderados envolvidos numa batalha, buscam a melhor solução para o avanço de novas conquistas substituindo assim as opções por segurança do bem coletivo de todos.
Que Deus ilumine a todos nós, o nosso rico movimento comunitário que cada dia segue mais vivo no Maranhão fortalecendo e organizando o terceiro setor como porta de abertura para muitos excluídos que precisam estar inclusos no nosso meio social desfrutando dos direitos que a constituição nos permite como brasileiro. Abraços e viva a Vila Embratel que sempre teve a certeza de poder contar com a nossa humilde participação nos seus embates importantes em defesa do seu desenvolvimento. Prova desse rico histórico, é que tenho a honra de dizer que sou sócio benemérito da sua União de Moradores. Nossa saudação ao ex-presidente Benedito Mondego, e aos saudosos ex-presidentes e tantos outros como Maneco, Zé Gogó e João Barros, que escreveram suas histórias nas lutas e conquistas de Vila Embratel.
Segue algumas fotos da eleição:
SEBASTIÃO SANTOS
A Força das Comunidades