Digo de início , eu não tenho a ilusão de achar que o povo do Maranhão eleja dois senadores que não sejam os candidatos da chapa do governo do estado, principalmente se Braide não for candidato. Por isso que os dois senadores de mandato se acotovelam pela segunda candidatura na chapa do Palácio dos Leões. Lamentavelmente!
Dito isso, Imagine que estamos em 2027, e TALVEZ você ainda se lembre em quem votou, em 2026, para o Senado. Qual a sua expectativa quanto ao trabalho dessas pessoas pelo Maranhão?
Em 2027, a pauta não será mais a mesma de hoje, mas como você espera que os senadores se comportem diante dos temas mais polêmicos, como o aborto, a anistia aos atos de 8 de janeiro, a redução da maioridade penal, o aumento de penas e de tempo de prisão para crimes que assombram todo o Maranhão e o Brasil, por exemplo?
Será que o candidato que diz defender um dos lados da polarização entre direita e esquerda — muitas vezes se escondendo atrás de um lado ou de outro — vai para o Senado sem que você saiba o que ele realmente vai defender lá? Será que não tem importância nenhuma o que ele fará com o mandato? Basta estar do lado da polarização que você gosta — mesmo sendo, às vezes, alguém despreparado ou até desonesto?
Você acha que alguém eleito pelo Palácio dos Leões será mesmo capaz de fiscalizar em nome do povo? Porque esse é um dos papéis do senador — talvez o mais importante – especialmente em um estado como o Maranhão, onde há prefeitos que enriquecem com dinheiro público e um governo estadual que age com liberdade total, sem freios ou contrapesos. Se não for para isso, por que será que dizem que um senador vale por dois governadores?
Com todo respeito a alguns senadores, o que se percebe é que muitos não foram eleitos para trabalhar pelo povo, mas para servir aos interesses do Governo do Estado e do Governo Federal. Calam-se em troca de emendas ou cargos. Isso talvez não fosse tão grave, se ao menos tivessem coragem de assumir posições firmes e transparentes, como o Maranhão tanto precisa de alguém que tenha no Senado — um espaço nobre da vida pública nacional.
Por fim, eleger um governador ou presidente com os dois senadores dele, é colocar todos os ovos na mesma cesta! Ou seja, eleger senadores para os “Palácios” não para os maranhenses.
Em 2027, se você não estiver atento ao seu voto, pode ter certeza: vai acabar elegendo alguém da velha casta política, que busca apenas o poder para interesses próprios — e não para lutar por dias melhores para o Maranhão.
Ajude a abrir os olhos dos amigos e vizinhos, mesmo sabendo que isso é quase uma regra, é possível fazer diferente SIM!!!
Por Simplicio Araújo