Longe de apresentar o futebol que se esperava, o Flamengo deixou a emoção para o fim neste domingo (21), ao vencer o Corinthians por 1 a 0. O gol da partida, válida pela sétima rodada do Brasileirão, foi marcado por Léo Pereira aos 49 minutos do segundo tempo, quando o empate já parecia que era inevitável. Pior para o Corinthians, que, no Z4, vê sua crise aumentar ainda mais.
Com o resultado, o Flamengo chega aos 12 pontos na Série A dá um salto na tabela: é o sexto lugar. O Corinthians, com cinco pontos e sem vencer há seis rodadas, segue em 17º, na zona de rebaixamento. Os próximos compromissos dos times são pela Libertadores. O Corinthians visita o Argentino Juniors, em Buenos Aires, na Argentina, pelo Grupo E. O Flamengo vai ao Chile, na cidade de Chillán, enfrentar o Ñublense pelo Grupo A. Os jogos são na quarta (24), pela quarta rodada da fase de grupos da Copa.
Primeiro tempo
A falta de contundência, identificada por Sampaoli nos jogos anteriores, não foi o problema do Flamengo nos 45 minutos iniciais diante do Corinthians. Apesar de ter a posse de bola, os cariocas não foram capazes de criar oportunidades. O lance de maior perigo contra a meta de Cássio foi aos 18 minutos, quando Gabigol iria finalizar de dentro da área, mas foi travado por Bruno Méndez.
Só nos acréscimos, com finalizações seguidas de Thiago Maia, Gabi e Victor Hugo, o time voltou a ameaçar. Os desfalques de Everton Ribeiro e Arrascaeta – o uruguaio foi vetado após sentir um incômodo muscular no aquecimento – pesaram para isso. Thiago Maia, Pulgar, Gerson, Victor Hugo e companhia não deram volume de jogo ao time, tendo a dupla Gabi e Pedro tímida participação na primeira etapa.
O pressionado Corinthians encontrou boas oportunidades nos ataques em velocidades. Em três momentos, as inversões da direita para a esquerda – e vice-versa – funcionaram, com a bola chegando com perigo ao campo do Flamengo. A primeira foi aos 24, com participação de Fausto Vera, Róger Guedes e Bidu. O cruzamento atravessou toda a área, passando em frente ao gol.
Aos 28, foi Róger Guedes quem finalizou com perigo após boa jogada de Paulinho e Adson construída pelo meio. Com exceção da pressão sofrida nos minutos antes do intervalo, a defesa do time de Vanderlei Luxemburgo foi bem diante do ataque rubro-negro.
Segundo tempo
E quem voltou pressionando do intervalo foi o Corinthians, com quatro lances de perigo em 11 minutos, com Yuri Alberto e Róger Guedes perdendo boas oportunidades. Diante desse cenário, Sampaoli logo trocou Pedro por Everton Cebolinha.
O Flamengo voltou ao jogo, mas ainda tinha dificuldades na criação. A opção de Sampaoli por trocar Pulgar por Vidal não foi bem recebida por parte da torcida, que chamou o técnico de “burro” em coro .Decepções à parte, o fato é que o Rubro-Negro teve a posse de bola até o fim de jogo, mas faltava criatividade para abrir o placar. As poucas vezes que Cássio precisou trabalhar foram em bolas levantadas na área do Corinthians.
Até que, mais uma vez, os acréscimos chegaram e o time cresceu. O empate já parecia inevitável, com o Flamengo sem encontrar alternativas para superar a defesa do Corinthians, que, a partir dos 30 minutos, praticamente abriu mão de atacar.
A solução veio na bola aérea. Em escanteio cobrado por Everton Cebolinha, Léo Pereira subiu mais alto que a defesa adversária e cabeceou sem chances para Cássio: 1 a 0 aos 49 minutos da etapa final. Nada mais aconteceu até o apito final, com o Maracanã em êxtase com os três pontos conquistado pelo Fla.
Flamengo 1 x 0 Corinthians
Flamengo: Santos; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar (Vidal), Thiago Maia, Gerson e Victor Hugo (Matheus Gonçalves); Gabi e Pedro (Everton Cebolinha) – Técnico: Jorge Sampaoli.
Corinthians: Cássio; Bruno Méndez (Fágner), Murillo, Gil e Matheus Bidu; Fausto Vera, Maycon e Paulinho; Adson (Wesley), Róger Guedes e Yuri Alberto (Romero) – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Gol: Léo Pereira (49’/2ºT), do Flamengo
Fonte: CNN