O fim de semana dedicado ao santo que dá nome ao maior festejo popular do Maranhão, São João, foi de arraiais lotados e muita diversidade cultural. Nos principais pontos de festança junina maranhenses e turistas acompanharam as apresentações dos grupos folclóricos tradicionais, além de shows como o da cantora maranhense Alcione. Mas o Maior São João do Mundo é também um momento cheio de oportunidades para quem quer empreender e faturar uma renda extra.
O público lotou os arraiais tradicionais do Ipem, Ceprama e Vila Palmeira bem como os dos bairros da Grande Ilha como Vila Embratel, Cidade Operária, Liberdade, Maiobão e no Centro Histórico de São Luís nas noites do sábado (24, Dia de São João) e domingo (25).
Para quem é maranhense o São João é a oportunidade de mais uma vez valorizar a cultura local. “Eu acho muito importante poder mostrar não apenas para as pessoas do nosso estado, mas também para os turistas, que nós temos uma cultura muito rica. Além disso, é uma oportunidade de todos nós reconhecermos o quanto essa diversidade traz um retorno positivo para todo o nosso estado”, disse o advogado Luís Morais, que curtiu a noite de sábado no Arraial do Ipem.
Já no Arraial do Ceprama, quem estava aproveitando a festança junina era a designer de sobrancelhas Thalyssa Machado. “Esta é a melhor época do ano para a gente que mora no Maranhão e não podemos deixar de prestigiar as apresentações nos arraiais da cidade. Eu estou amando e o Governo do Estado está de parabéns pela programação”, disse.
No Arraial da Praça da Fé, no Centro Histórico de São Luís, o estudante João Manoel também elogiou o São João do Maranhão. “O São João deste ano está maravilhoso. É o grande momento de valorização da nossa cultura e dos artistas da terra, o que é muito importante. Essa diversidade não tem em nenhum lugar do mundo. Só o Maranhão tem. E todos os arraiais que eu já fui este ano estão maravilhosos. A gente espera o ano todo por esse período”, comentou.
Turistas se encantam com arraiais
Já para os turistas o Maior São João do Mundo é a chance de conhecer e se encantar com a diversidade cultural maranhense. A agente de turismo do Paraná, Gisele Roth, esteve no Arraial do Ipem acompanhando um grupo de turistas que veio especialmente para conhecer o São João do estado e já está com planos de organizar novas caravanas para o próximo ano.
“A gente já tinha vontade de trazer os grupos aqui para o Maranhão para conhecer o São João e fomos surpreendidos de uma maneira muito positiva. A gente não tinha noção da imensidão da festa que é feita aqui. Nas nossas redes sociais muita gente já respondeu perguntando se faremos uma nova caravana em 2024, pois querem vir também para ver de perto toda essa beleza do São João do Maranhão. E com certeza vamos voltar e trazendo mais pessoas que trouxemos este ano”, garantiu Gisele Roth.
Emiliane Hordatiuk era uma das turistas que veio na caravana organizada por Gisele Roth. “O que eu estou conhecendo aqui é muito diferente do que a gente vê no Sul do Brasil. A gente tem festa de São João, tem as quadrilhas, mas essa diversidade de atrações que o Maranhão tem é sem igual. Esta é a segunda vez que eu venho ao arraial e no primeiro dia o impacto foi muito grande. O Maranhão está de parabéns por esta festa”, disse a turista paranaense.
Diversidade das atrações
Todo este encantamento de maranhenses e turistas se dá pela diversidade de atrações em todos os arraiais. Além dos grupos de bumba-meu-boi e seus diferentes sotaques, o São João do Maranhão conta com apresentações de grupos de quadrilha, dança portuguesa, cacuriá, tambor de crioula e shows de artistas dos mais diversos estilos.
Entre os shows que agitaram o fim de semana de festança e levaram um grande público para o Arraial do Ipem esteve o da cantora Alcione que apresentou um repertório com clássicos dos seus 50 anos de carreira, do samba e do São João do Maranhão. “Para mim é sempre a glória cantar em São Luís, principalmente no São João. Eu venho sempre com muita alegria. Todo mundo fala que tem o maior arraial do mundo, mas ninguém tem o que nós temos aqui no Maranhão. O São João do Maranhão, sim, é o maior arraial do mundo”, declarou a cantora.
Mas não foi só Alcione que fez show nos arraiais juninos neste fim de semana. Artistas maranhenses como Josias Sobrinho, Fabrícia, Nubia e as bandas Raiz Tribal e Mix in Brasil também subiram aos palcos nos terreiros montados nos bairros da Grande Ilha, levando muita animação para a população.
Oportunidade para empreender
Mas o Maior São João do Mundo não é apenas uma grande vitrine da cultura popular e um espaço de lazer para a população e visitantes. Tem também muita oportunidade para quem quer empreender e aumentar sua renda.
A empresária Ranny Santos aproveitou o grande fluxo de pessoas do Arraial do Ipem para divulgar sua marca. “O São João é uma grande oportunidade de expandir nosso negócio. Poder trazer a minha barraca e a minha marca aqui para o arraial me trouxe muita visibilidade, maior até do que eu esperava, então, eu estou muito feliz”, afirmou.
Rayssa Freitas, que vende camisetas, também está satisfeita com os resultados que tem obtido nas noites de festança junina. “A procura pelas nossas camisetas está muito grande. Trouxemos uma coleção inspirada nos sotaques do São João do Maranhão e as vendas superaram nossas expectativas. Todos os empreendedores estão tendo boas oportunidades de comercializar seus produtos. Seja roupa, artesanato, comida, acredito que todo mundo vai sair muito satisfeito”, informou.
E o Governo do Maranhão também incentiva o empreendedorismo, sobretudo dos pequenos negócios por meio do programa Mais Renda. Tawany Garcia está pelo segundo ano consecutivo faturando com seu carrinho de lanche nos arraiais. “Está sendo maravilhoso. Estamos vendendo bastante. Muito turista que está amando nosso cachorro-quente porque o daqui é diferente do que é vendido em outras partes do país. Então, estou bem satisfeita”, disse.
Maior São João do Mundo
Intitulado “O Maior São João do Mundo”, o São João do Maranhão 2023 segue com sua programação até o fim do mês de julho, totalizando 65 dias de muita festança na capital e demais municípios do estado.
Na capital, os tradicionais arraiais do Ipem, Vila Palmeira e Ceprama têm atraído grande público em busca das comidas típicas e do artesanato maranhense. A festa também está sendo realizada nos bairros Liberdade, Anjo da Guarda, Vila Embratel, Cohatrac, Cidade Operária, Maiobão e Maracanã (Parque da Juçara), onde a população pode conferir pertinho de casa as atrações tradicionais do São João do Maranhão.
No Centro Histórico de São Luís, a Praça da Fé, na Rua Portugal, tem sido o palco que reúne a cultura popular maranhense com a beleza do patrimônio arquitetônico.
A programação completa do Maior São João do Mundo pode ser conferida no aplicativo ‘São João do Maranhão’, que está disponível para download em aparelhos Android e IOS.
Fonte: Governo do Maranhão