Uma pesquisa inédita realizada por um instituto de nível nacional no Maranhão apontou o que todos já sabem. O resultado da pesquisa do Real Big Data/TV Record é Weverton à frente, liderando com 24% contra 22% do governador tampão Carlos Brandão, que está a mais de 30 dias de licença médica em São Paulo.
Essa pesquisa vem após semanas de tentativa do tucanosocialista Carlos Brandão em criar um volume a mais de forma artificial para a sua pré-campanha, e mitigar os efeitos do pouco apoio que tem tido com a base do governo, que são em suma, compostas por jovens lideranças da renomada política no estado, e todos estão com Weverton Rocha.
É importante lembrar que no mês de março, o Jornal Pequeno divulgou a única pesquisa em que Brandão esteve à frente de Weverton, porém, depois foi descoberto de forma simples que havia sido feito um “enxerto” de formulários, 244 para ser exato, para que o então tucanosocialista pudesse ter alguma “chance” de figurar o primeiro lugar.
A pesquisa do instituto Real Big Data também revela a consolidação do Prefeito da cidade de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim, que aparece em terceiro, com 13%. Se em momentos anteriores existia uma aparente sensação de que não surgiria uma terceira via forte o suficiente para romper a dicotomia entre Weverton Rocha e Carlos Brandão, Lahésio tem pavimentado esse caminho a contragosto do Palácio dos Leões, e tende a ultrapassar Brandão com a possibilidade de disputar o segundo turno com o senador pedetista.
O ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Jr está com 12% e Simplício Araújo tem amargado o 1%. Enilton Rodrigues e Hertz Dias não pontuaram. Cerca de 10% dos entrevistados disse que pretende votar em branco ou nulo. E 18% disseram ainda não ter decidido. O levantamento foi feito dia 20 de junho e registrado sob o número MA-01727/2022.
12