A noite de sexta-feira (16) foi animada no Arraial da Cidade. Além dos grupos folclóricos, o público que lotou o espaço organizado pela Prefeitura de São Luís, na Praça Maria Aragão (Beira-Mar), queria ver o show do astro Luan Santana. A festança no terreiro começou às 18h e foi finalizada após a meia-noite. A programação continua na noite deste sábado (17). Já no domingo (18), quem sobe ao Palco da Cidade é a cantora Joelma.
“É uma alegria enorme fazer essa grande festa junina, que começou em maio e vai avançando até início de julho. Nós tivemos a oportunidade, também, de levar a programação aos bairros, alegrando as famílias maranhenses. Aqui, na Maria Aragão, são mais de 200 atrações, incluindo as nacionais, ou seja, tudo para fomentar o turismo e a economia local. A previsão é de que tenhamos uma arrecadação de mais de R$ 100 milhões, o que nos deixa bastante satisfeitos. Nós temos recebido pessoas do interior, de outras cidades do Brasil e do exterior. Hoje, estamos recebendo esse cantor muito talentoso que fará um show muito bonito”, disse o prefeito Eduardo Braide.
A atração da noite foi o cantor Luan Santana, que apresentou o espetáculo musical da turnê “Luan City”, onde entoa seus maiores sucessos, entre antigos e novos. Um mar de gente tomou conta da arena em frente ao Palco da Cidade. Alguns fãs de Luan Santana já estavam no local desde as primeiras horas da manhã de sexta-feira (16). Foi o caso de Joelma da Silva, que mora no município de Balsas e encarou 12 horas de viagem até a capital para ver o ídolo de perto.
“Só vi uma vez o Luan Santana cantando. Foi em um show na cidade de Palmas (TO). De lá para cá, nunca mais tive uma oportunidade. Agora que a Prefeitura de São Luís nos deu esse presente, eu não poderia deixar de vir”, disse Joelma da Silva.
Quem também chegou bem cedo foi Layane de Jesus, que falava sobre o astro com lágrimas nos olhos. “Para mim é algo muito emocionante poder ver o Luan de perto. E eu vou ter esse privilégio, pois cheguei às 10h da manhã e fiquei bem aqui em frente ao palco. Vou realizar meu sonho”.
Antes de Luan subir se dirigir ao palco, o público curtiu o show do cantor Luan Costa. “Queria agradecer o carinho do público e ao prefeito Eduardo Braide por estar valorizando a nossa cultura e os artistas locais e nacionais. Que festa linda e viva o São João de São Luís”, disse Costa, antes da apresentação.
Luan Santana fez um show empolgante, todo ele marcado por gritos ecoando da plateia. Luzes, fogos e telões em Led incrementaram a apresentação do artista, que atraiu, principalmente, o público jovem. “Vim com a minha namorada porque é uma boa oportunidade assistir ao show dele numa praça pública, o que é muito raro”, disse o estudante de Direito Gabriel Gonçalves.
Programação
Antes de Luan Santana subir ao palco, vários grupos folclóricos se apresentaram no Arraial da Cidade. A programação começou com a apresentação da dança portuguesa Raízes de Portugal, que empolgou a plateia com sua luxuosa indumentária, nas cores lilás e rosa, passos sincronizados e uso de acessórios como leques. Uma das coreografias que arrancou aplausos foi “Chapéu Preto”.
Outro momento que chamou atenção do público foi o número executado ao som da música “Canção do Mar”, com letra de Frederico de Brito e música de Ferrer Trindade, uma das mais belas do cancioneiro português.
Depois, foi a vez do Boi Mocidade Axixaense, do município de Axixá, que se apresentou com mais de 100 componentes no tablado. Um dos destaques da noite, no entanto, foi a Companhia Encantar, que chegou logo em seguida mostrando a diversidade de ritmos da cultura maranhense durante uma hora de apresentação.
Os bailarinos da Encantar deram um show de criatividade e trocaram de figurino quatro vezes, numa maratona exaustiva, mas prazerosa, de entradas e saídas de cena. “O grupo cresceu bastante e se destaca, também, pelo caráter inclusivo, uma vez que em seu elenco há uma pessoa surda e uma bailarina trans. Além disso, há três participantes estrangeiros”, contou Solange Ericeira, mãe de uma das bailarinas e que acompanha o grupo em suas andanças pelos arraiais.
O Boi de Santa Fé, sotaque da Baixada, chegou logo em seguida com um brilho a mais em sua indumentária. É que a vestimenta dos enormes cazumbas acende a partir de uma conexão de luzes ligadas em baterias. Na hora da apresentação, os arredores do tablado ficaram tomados por turistas e foi um festival de fotos e gravações de vídeos em celulares.
O momento de Santa Fé foi mais do que especial, uma vez que o fundador e presidente do boi, José Jesus Figueiredo, o Zé Olhinho, foi homenageado pelos seus 80 anos de vida. Ele tem uma história de paixão pelo bumba meu boi que começou desde os 12 anos de idade.
Acessibilidade
O público aproveitou cada momento da apresentação. O Arraial da Cidade tem acessibilidade comunicacional para pessoas surdas. Intérpretes de Libras se revezam no tablado para comunicar todo o evento, desde as falas do locutor até as apresentações dos grupos folclóricos. Uma das intérpretes é Gracy Lopes, que trabalha com Libras há cinco anos.
“Nós temos, ainda, a cabine de transmissão para que as pessoas surdas possam acompanhar todo o evento pelo YouTube da Prefeitura de São Luís. Aqui no tablado, nós nos posicionamos em um local estratégico e algumas pessoas chegam a se identificar para nós. É bom que se diga que elas têm o privilégio de poder, caso queiram, assistir às apresentações na área reservada aqui bem na frente do tablado”, explicou Gracy Lopes.
(Secom)