O Ministério Público do Maranhão passou a contar com um representante na direção da Rede Latino-americana de Ministério Público Ambiental (RedeMPA), que integra mais de 600 membros de vários países da América Latina. O promotor de justiça Luis Fernando Barreto Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural (CAOp Meio Ambiente), foi eleito presidente do Conselho de Representantes dos países da RedeMPA.
A Rede foi criada em 2008, no Brasil, com o objetivo de congregar, integrar e capacitar seus membros na função pública de defesa do meio ambiente na América Latina e fomentar implementação de instrumentos como o Acuerdo de Escazu. De acordo com o artigo 14 do Estatuto da Rede, o Conselho tem a função de integrar os diferentes MPs.
Além do Brasil, a composição atual da direção da Rede reúne membros de países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.
Fonte: MPMA