Participou nesta segunda-feira (13) do I Congresso Estadual Municipalista Maranhense, o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho. O evento organizado pela Famem contou com a presença de prefeitos, vereadores e representantes da classe política de todo o Maranhão. Em sua palestra, Juscelino Filho destacou a importância da conectividade para as comunidades afastadas e a necessidade de inclusão digital para todo o país. Ressaltou ainda a importância do Plano Nacional de Inclusão Digital, que está sendo elaborado por sua pasta, com a preocupação de ampliar a conectividade para as comunidades que nunca tiveram acesso a tecnologias.
“Uma das determinações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é levar inclusão digital para todo o país. Levando inclusão digital, levaremos inclusão social, vamos gerar emprego, renda e, principalmente, fazer a diferença na vida das pessoas. Essa é a principal meta do governo e o Ministério das Comunicações está trabalhando para alcançar esse objetivo”, afirmou o ministro.
No próprio evento, um dos diversos stands montado na feira do evento era sobre tecnologia e conectividade, e o Ministro Juscelino visitou todos os espaços acompanhado do presidente da Famem, Ivo Rezende.
“ Temos a honra de receber e ouvir o Ministro Juscelino Filho sobre um tema tão importante que é a conectividade. Temos esperança de que estes benefícios, chegaram não só a todo o nosso Estado, como também a todo o Brasil”, explicou Ivo Rezende.
A conectividade nos municípios é fundamental e ajuda a promover o desenvolvimento econômico, social e cultural das regiões. A falta de acesso à internet pode limitar o acesso à informação, a oportunidades de trabalho, de educação, de saúde, de cultura, e de lazer, além de dificultar a comunicação entre pessoas e empresas.
Na região Nordeste, onde os indicadores de uso da internet são mais baixos, a conectividade pode ter um papel ainda mais relevante para reduzir as desigualdades e promover a inclusão digital. Nesse sentido, é importante que políticas públicas sejam adotadas para ampliar a oferta de serviços de internet de qualidade em todo o país, em especial nas regiões menos desenvolvidas. O municipalismo defendido com afinco no governo Brandão com o forte apoio da Assembleia Legislativa veio com uma ampla visão de dirimir esses problemas e colocar o Maranhão no topo da inclusão social.
“O Nordeste é prioridade para a política pública de conectividade, devido ter os indicadores mais baixos de uso da internet no país. Estamos trabalhando com afinco para mudar esse panorama”, ressaltou Juscelino.