Neste sábado (26), o programa “Maranhão no Campo”, exibido pela TV Assembleia, recebeu Ubiratan Silva, secretário adjunto de Estado de Indústria e Comércio, para falar sobre o projeto Estação Grajaú de Produção. A iniciativa busca fomentar a produção em pequenos espaços, oferecendo alternativas de criação e industrialização a pequenos produtores e cooperados.
Durante a entrevista com o apresentador Mário Porto, o secretário explicou que o projeto oferece uma metodologia versátil, que pode ser implantada em qualquer município maranhense. Segundo ele, o foco é capacitar e orientar produtores de diversos portes para a criação de galinhas caipiras de corte, peixes em caixas d’água, além de práticas de caprinocultura e ovinocultura.
“O projeto Estação Grajaú de Produção é uma metodologia de criação, produção e industrialização em pequenos espaços. Pode ser rentável, pois o mercado está carente,” destacou Ubiratan Silva. Ele explicou que o nome do projeto foi escolhido em referência à cidade de Grajaú, onde ele desenvolveu a metodologia durante sua passagem pelo município.
O secretário recomendou que gestores interessados no projeto procurem o Sebrae/MA, enquanto agricultores devem buscar o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que oferece suporte qualificado. “O Senar oferece serviço de qualidade também e é o Sebrae da agricultura, pois o mercado exige produção de qualidade”, acrescentou.
O programa “Maranhão no Campo” é transmitido aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos no mesmo horário.