É indiscutível que a os movimentos sociais, sobretudo dos jovens e estudantes tiveram e continuam tendo papel basilar no que tange a articulação de politicas públicas, assim como em na nossa capital São Luís temos o grande exemplo de conquista da meia passagem em 1979, em um Maranhão chefiado na época da ditadura pelo ex-governador João Castelo.
A juventude também foi fundamental para dar início ao movimento ‘Diretas Já’, que impeachmou Fernando Collor de Melo, dando um salto social com a eleição do ex-presidente Lula da Silva em 2002, que em suas duas gestões alavancou a economia, garantiu a ampliação de direitos sociais e permitiu que diversos brasileiros pudessem mudar de vida.
Percebendo que a participação dos jovens, estudantes e trabalhadores vai ser fundamental para destronar os novos coronéis que se travestiram de representantes do povo para encher seus bolsos com o dinheiro do contribuinte, segmentos de juventudes da Região Metropolitana de São Luís se reuniram nesta sexta-feira (22) e fundaram o ‘Movimento Revoada’, que mobilizará a campanha jovem do próximo governador do Maranhão, Weverton e da reeleição do Senador Roberto Rocha.
Diversas lideranças estudantis e sociais de partidos como PROS, PSDB, PL e PTB participaram da reunião. Além dos presentes, o movimento conta com o apoio de lideranças comunitárias de diversos locais, os quais defendem que Weverton Rocha é a transição necessária para a volta à civilidade e ao um momento em que o povo maranhense era ‘Mais Feliz’. A iniciativa revela como há um movimento de dissidentes dos antigos apoiadores do atual governo ganhando força não apenas em São Luís, como também em outras cidades do estado.
Foram debatidas diversas pautas, entre elas saúde, economia, assistência social e educação, e por fim foi decidido por unanimidade que haverá uma articulação para um grande movimento na Região Metropolitana de São Luís, que foi denominado de ‘Revoada’ e que acabará por se espalhar por outras cidades, em que ficarão responsáveis pelas campanhas ao Governo e ao Senado. O Movimento conta com a presença de membros do Movimento Estudantil, Movimentos Socias, Movimentos Comunitários e de Gêneros.
Felipe Costa, estudante e diretor de comunicação do DCE/UFMA 17 de Setembro, entidade de representação máxima dos estudantes da universidade federal, falou da importância da criação do movimento. “Em um momento tão delicado que a população do nosso estado vive, é necessário que a juventude se posicione, afinal, somos os mais atingidos com a falta de politicas públicas que atenda as nossas necessidades, somos 17,2% de desempregados, superando a taxa nacional, nos falta emprego, saúde, educação e principalmente dignidade. A SEEJUV (Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude) se tornou um grande puxadinho dos comunistas dentro do governo, portanto, estamos nos levantando para dizer o que precisamos e o que queremos de melhor à nossa juventude, e vamos lutar por isso, mas para que essa realidade possa mudar, acreditamos que o senador Weverton Rocha é a melhor opção para ocupar a cadeira de chefe de governo e começar a limpar todo esse lamaçal de corrupção que se instalou no nosso estado!” Afirmou Felipe.
O ‘Movimento Revoada’ fará seu primeiro ato de mobilização na próxima sexta-feira (29), quando realizarão uma grande passeata pelas ruas e avenidas de São Luís em direção ao estádio Nhozinho Santos, onde será realizada a grande Convenção de Weverton e Roberto Rocha.
Os editores do Blog Ilha Rebelde no fim de tarde desta sexta-feira, ficam felizes em registrar nos anais da rede mundial de computadores o surgimento do “Movimento Revoada”.
E como já afirmamos no começo da matéria, os jovens e estudantes sempre tiveram papel fundamental na decisão de seus governantes, e após as eleições que se avizinham, vamos poder dizer que os membros da Revoada foram protagonistas na vitória do também jovem senador Weverton Rocha, que vai se tornar o primeiro negro, filho de uma família e mais jovem governador já eleito para o Palácio dos Leões!