Na manhã desta quarta-feira (1), os 42 Deputados Estaduais eleitos na eleição de 2022 tomaram posse na Assembleia Legislativa do Maranhão – ALEMA. Em sessão solene no Plenário Nagib Haickel, os parlamentares foram habilitados a assumir uma cadeira no parlamento maranhense. Na ocasião, houve também a eleição e posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.
A deputada estadual Iracema Vale tornou-se primeira mulher a ser eleita para presidir a Assembleia Legislativa do Maranhão, estabelecendo um importante marco na história política do estado.
Integrante do mesmo partido do governador Carlos Brandão – PSB, Iracema Vale tem enorme deferência do chefe do Palácio dos Leões, e isso é importante, já que além de ter um gigantesco cuidado com a população maranhense, Brandão entende a avultosa participação das mulheres na política, e de que nosso estado tenha pela primeira vez uma figura feminina no comando da ALEMA.
E Brandão desde que foi eleito articulou para que fosse alcançado o consenso o que evitou uma disputa ácida dentro da base de apoio do governo estadual, e Iracema foi esse nome. Outros grupos políticos deputados se debandaram em prol do nome da deputada.
A eleição de Iracema Vale para o cargo de presidente da Assembleia Legislativa representa um passo em frente na luta pelo empoderamento das mulheres na política. Com sua eleição, ela dá visibilidade às questões de gênero e traz uma perspectiva feminina para a condução dos negócios legislativos no estado.
Além disso, Iracema Vale é conhecida por sua atuação em defesa dos direitos das mulheres, dos trabalhadores rurais e da preservação do meio ambiente. Como presidente da Assembleia Legislativa, ela terá a oportunidade de continuar a lutar por estas causas de forma ainda mais ampla e efetiva.
A ex-prefeita de Urbanos Santos, mais votada da história política do Estado no pleito proporcional do ano passado, encabeçou uma chapa única, denominada de União Pelo Maranhão, cujos demais integrantes foram eleitos para os outros oito cargos da nova Mesa Diretora da Casa, biênio 2023/24.
São eles: Rodrigo Lago (1º vice-presidente), Arnaldo Melo (2º vice-presidente), Fabiana Vilar (3ª vice-presidente), Andréia Rezende (4ª vice-presidente), Antônio Preira (1º secretário), Roberto Costa (2º secretário), Osmar Filho (3º secretário) e Guilherme Paz (4º secretário).
No último sábado (28), Iracema já havia declarado como vai ser sua gestão. “É isso que nós queremos: trabalhar juntos, em harmonia porque a Assembleia é dos deputados e do povo do Maranhão. Nós estamos lá para trabalhar pelo povo e compartilhar os espaços com todos. Muito obrigada a cada um e a cada uma, nós vamos fazer um grande trabalho juntos, porque eu quero ir pra fazer o melhor trabalho que a Assembleia Legislativa já teve. Quero ser a melhor presidente, e para ser a melhor, eu preciso ter os melhores ao meu lado, e os melhores são vocês” afirmou Iracema.
A eleição de Iracema Vale também é um importante sinal para as mulheres no Maranhão e em todo o país, mostrando que é possível alcançar posições de liderança em um ambiente político historicamente dominado por homens.
Veja os vídeos: