Como o esporte transforma vidas no maior quilombo urbano da América Latina. É o Liberdade com Basqueste, desenvolvido pelo Instituto Iziane, apoiado pela Equatorial Energia. A primeira aula do projeto aconteceu neste sábado, 29 de janeiro, às 9h, na quadra esportiva do Instituto com a presença das crianças e dos adolescentes e dos parceiros do projeto.
O Instituto Iziane, que completa 09 anos em 2022, realiza um grande trabalho social no bairro da Liberdade por meio das escolinhas de Basquete e Futsal, reforço escolar, orientação sobre inclusão digital e garantia dos direitos básicos: como acesso à educação, saúde, alimentação e o direito de brincar! “O esporte é um meio de transformação social. As crianças e adolescentes se envolvem com as aulas de basquete e futsal e participam mais do dia a dia na família e na escola”, afirmou a atleta olímpica Izianne Castro, que coordena o Instituto.
O ano de 2022 trouxe novos desafios para a equipe do Instituto. Os alunos do basquete começarão a ser treinados para competição. A turma do futsal já participa de campeonatos. Semana passada, uma aluna do Instituto foi convocada para a seleção maranhense de Basquete. Além da Liberdade, o projeto pela primeira vez, chegará em outros bairros. Desta vez no Maiobão.
Cerca de mil crianças e adolescentes já foram impactadas positivamente pelo projeto.São disponibilizadas atividades para a faixa etária de 6 a 16 anos, matriculados nas escolas públicas da região de atuação do Instituto, no contraturno, seguindo o calendário escolar.
Por O Estado