Os estudantes que desejam financiar seus estudos em instituições privadas de ensino superior por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até as 23h59 desta sexta-feira (7) para realizar a inscrição no programa. O processo é gratuito e deve ser feito no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando a conta Gov.br.
Para o primeiro semestre de 2025, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza 67.301 vagas, sendo 50% reservadas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Esses candidatos devem estar inscritos e ativos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para participar, o candidato precisa ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, obtendo nota mínima de 450 pontos na média das provas e maior que zero na redação. Treineiros não podem se inscrever.
Passo a Passo da Inscrição
1. Acesse o Portal Único do MEC e faça login com a conta Gov.br.
2. Preencha seus dados pessoais e acadêmicos.
3. Escolha até três opções de cursos, em ordem de prioridade.
4. Informe sua renda e a de sua família.
5. Confira todas as informações e finalize a inscrição.
Para concorrer às vagas reservadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD), é necessário marcar a autodeclaração étnico-racial no sistema.
Os pré-selecionados para o Fies Social poderão ter o financiamento de 100% dos custos do curso
A seleção será baseada nas notas do Enem, seguindo a ordem decrescente de classificação. O resultado da pré-seleção será divulgado em 18 de fevereiro.
Os candidatos não aprovados na chamada regular serão automaticamente incluídos na lista de espera, com período de convocação entre 25 de fevereiro e 9 de abril.
O MEC prevê a oferta de 112 mil vagas no Fies em 2025, divididas entre os dois semestres. No primeiro semestre, são 67.301 vagas e, no segundo, a previsão é de 44.867 oportunidades.
Desde sua criação em 2001, o Fies tem auxiliado estudantes de baixa renda a ingressarem no ensino superior, garantindo acesso a cursos bem avaliados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).