Todos os 34 brasileiros e familiares na Faixa de Gaza que pediram ao governo brasileiro para serem repatriados já estão em frente aos portões de Rafah, na fronteira com o Egito, e aguardam pela liberação para deixar o território palestino nesta sexta-feira (10).
Um grupo de 18 brasileiros e familiares já estavam na cidade fronteiriça de Rafah. Outras 16 pessoas vindas de Khan Yunis, cidade no sul de Gaza, viajaram de ônibus até a fronteira nesta sexta-feira.
Segundo confirmou o Itamaraty, todos eles aguardam liberação na fronteira.
Hasan Rabee, uma das pessoas que estavam no ônibus vindo de Khan Yunis, divulgou nas redes sociais imagens da sua jornada até a abertura dos portões da fronteira. Em um vídeo, Rabee fala durante viagem no ônibus. Rabee, desde o início da guerra, tem relatado o dia a dia da população de Gaza durante a escalada da guerra.
No mesmo perfil do Instagram o brasileiro publicou uma foto às 2h56 (horário de Brasília) desta sexta-feira afirmando que o grupo está “esperando a abertura para seguir viagem”.
A primeira lista de brasileiros de dupla nacionalidade e palestinos autorizados a entrar no Brasil, com 34 nomes, foi antecipada pela analista da CNN, Jussara Soares. Os brasileiros enfrentam uma longa espera para deixar Gaza em meio a guerra entre Israel e Hamas.
Após a saída, o grupo fará um trajeto de 55 km por via terrestre até chegar ao aeroporto de Al-Arish, no Egito. É neste local onde uma aeronave da Presidência da República já espera os brasileiros, no Cairo, para fazer a viagem de volta ao Brasil.
Além de suprimentos humanitários, o avião está tripulado com médico, enfermeiro e psicólogo que auxiliarão a todos. A expectativa é de que o primeiro voo com repatriados de Gaza chegue ao Brasil no próximo domingo (12).
Lula pretende receber brasileiros na Base Aérea de Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende receber os brasileiros vindos da Faixa de Gaza na Base Aérea de Brasília. Segundo auxiliares, Lula já havia avisado que faria o gesto antes mesmo da confirmação de que o Brasil estará na lista de países autorizados a repatriar seus cidadãos a ser divulgada nesta sexta-feira.
Durante todo o processo de intensa negociação diplomática para que o grupo pudesse deixar a região do conflito entre Israel e Hamas, Lula fez questão de falar pelo telefone com os nacionais que estão em Gaza e se comprometeu a trazê-los de volta ao Brasil.
Lula também falou com os presidentes de Israel, Egito e Autoridade Palestina, numa soma de esforços de seu governo para garantir que os brasileiros pudessem deixar a região.