O Governo do Maranhão levou a cultura maranhense para dois dos maiores centros urbanos do país, divulgando a programação do São João do Maranhão 2025, com apresentações especiais no Rio de Janeiro e em São Paulo. A ação repete a estratégia de sucesso adotada em anos anteriores, ampliando este ano para a cidade maravilhosa, com o objetivo de fortalecer o turismo e consolidar a imagem do Maranhão como destino obrigatório no período junino.
Na sexta-feira (25), a comitiva maranhense desembarcou no Rio de Janeiro. E a programação começou neste sábado (26), com a realização do “Rio Bumba Bus”, um passeio especial percorrendo pontos turísticos do Rio de Janeiro ao som do bumba meu boi, encerrando o trajeto com muita animação na Lapa, no fim da tarde. Já no domingo (26), as apresentações dos bois do Maracanã e de Sonhos acontecem na tradicional Feira de São Cristóvão, reduto da cultura nordestina no Rio.
Em São Paulo, a programação será realizada na próxima terça-feira (29), com uma intervenção cultural na Avenida Paulista, em frente à sede da Fiesp, um dos pontos mais movimentados e simbólicos da cidade. E, para encerrar o dia, a festa de lançamento oficial acontecerá às 19h, no Villaggio JK, reunindo agentes de turismo, imprensa e convidados especiais.
O governador Carlos Brandão frisou a importância desta ação. “Rio de Janeiro e São Paulo concentram um grande fluxo de pessoas, por isso é tão importante mostrar que outras partes do Brasil também possuem muita coisa boa. O São João do Maranhão é o maior do mundo, pela diversidade cultural e pelos dias da festa, que começam em maio. Seguimos trabalhando para torná-lo cada vez mais famoso, movimentando a nossa economia e gerando mais emprego e renda”, destacou.
“Estamos levando a riqueza do nosso São João para que mais pessoas conheçam e se apaixonem pela cultura maranhense. O impacto no turismo é imediato, como já comprovamos nos anos anteriores. O governador Carlos Brandão tem tido sensibilidade para investir em ações que fortalecem nossa economia e nossa identidade cultural”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, também falou sobre os benefícios da divulgação do Maranhão. “O São João é um dos maiores patrimônios culturais que temos, e iniciativas como essas ajudam a ampliar a visibilidade do que temos de mais bonito e autêntico. Com investimentos consistentes, estamos valorizando nossos artistas, preservando nossa identidade cultural e mostrando ao país inteiro a força, a alegria e a diversidade do Maranhão”, disse.
O secretário de Estado da Comunicação Social, Sérgio Macedo, também reforçou a importância da iniciativa: “No ano passado, lotamos o Maranhão de turistas e tivemos o maior São João da nossa história. Repetir essa ação em 2025 é certeza de mais sucesso para o turismo e para a cultura maranhense”.
A iniciativa é coordenada pelas secretarias de Estado da Comunicação Social (Secom), do Turismo (Setur), da Cultura (Secma) e Cerimonial do Governo, e integra uma estratégia que posiciona o São João do Maranhão como a principal manifestação cultural do estado e a maior festa junina do mundo.
Fonte: Governo do Maranhão