O governador do Maranhão em exercício, Felipe Camarão, esteve nesta quinta-feira, 25, nos municípios de Pedreiras e Lago da Pedra, onde participou das atividades do 2º Ciclo Formativo Estadual Regionalizado do Pacto Pela Aprendizagem, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O ciclo formativo do Pacto pela Aprendizagem promove diálogo com gestores municipais e profissionais da educação, com foco na superação dos desafios educacionais no âmbito da Educação Infantil, Alfabetização e Recomposição de Aprendizagem. Atividades do ciclo formativo já foram realizadas em São Luís e nas cidades de Rosário, Itapecuru, Chapadinha, Bacabal e Codó. As ações foram iniciadas na última segunda-feira, 22, e se estendem até o dia 2 de agosto, contemplando todas as Unidades Regionais de Educação (UREs) do Maranhão.
O objetivo é garantir, em regime de colaboração com os municípios, a alfabetização de todas as crianças do território maranhense até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, além da recuperação da aprendizagem de crianças do 3º, 4º e 5º ano, que tiveram o processo educacional interrompido por força da pandemia de Covid-19.
“Viemos nos reunir com todos os educadores e educadoras das regionais. Vários prefeitos presentes, secretários de Educação e principalmente alfabetizadores e alfabetizadoras que vieram participar da nossa formação”, frisou o governador em exercício, Felipe Camarão.
O 2º Ciclo Formativo Estadual Regionalizado integra as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e conta com a presença de equipes técnicas do Pacto pela Aprendizagem e da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). “Foi possível debater sobre aquilo que é mais importante hoje na educação brasileira, que é alfabetizar as crianças na idade certa”, reforçou Camarão.
A primeira cidade visitada foi Pedreiras, e no município, as atividades foram centradas no Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire. A URE de Pedreiras é responsável pela gestão administrativa e pedagógica das escolas estaduais de sete municípios. São eles: Bernardo do Mearim, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Lima Campos, Pedreiras, Poção de Pedras e Trizidela do Vale.
O gerente de projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Leonardo Milhomem, participou da ação em Pedreiras e destacou a união de todos os segmentos para alavancar os índices educacionais no Maranhão. “A nossa missão é desenvolver a política pública e ajudar os governos a se desenvolverem de forma prática, que é o que estamos fazendo agora. Vamos participar das formações nas outras UREs na próxima semana. São mais de 3.300 profissionais e nós elencamos profissionais de várias partes do Brasil para estarem aqui fazendo a formação”, pontuou.
Já na cidade de Lago da Pedra, os diálogos foram realizados no Centro de Ensino Cristóvão Colombo. A URE de Lago da Pedra coordena a gestão escolar das cidades de Lagoa Grande do Maranhão, Lago dos Rodrigues, Lago do Junco, Marajá do Sena e Paulo Ramos. “O mais importante é ver o comprometimento de todas as equipes em continuar com o Pacto pela Aprendizagem e continuar em busca dos melhores resultados educacionais. Prefeituras, Governo do Estado e governo federal unidos para que a gente possa transformar o Maranhão através da educação”, destacou Felipe Camarão.
Em Lago da Pedra, Camarão foi homenageado pela Câmara de Vereadores da cidade, com o título de cidadão lagopedrense. “Hoje como governador em exercício, tive a honra de receber o título de cidadão de Lago da Pedra. Recebo o título com muita gratidão, reconhecimento e mais responsabilidade com a cidade”, disse.
Ainda serão realizadas rodadas formativas nas cidades de Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Santa Inês, Timon, Viana e Zé Doca.
Prêmio Escola Digna e Selo Prefeito da Educação
Nas duas cidades visitadas, o governador em exercício anunciou as unidades escolares contempladas com o Prêmio Escola Digna e as cidades laureadas com o Selo Prefeito da Educação das duas regionais. Em Pedreiras, os prefeitos das sete cidades que integram a URE foram contemplados com o Selo Prefeito da Educação. Na regional, duas escolas estaduais receberam o Prêmio Escola Digna e serão beneficiadas com R$ 40 mil para utilização em ações educativas.
“Todos os prefeitos e prefeitas desta regional foram contemplados com o selo Prefeito ou Prefeita da Educação. Seis com o Selo Prefeito Ouro e um com o Selo Prefeito Prata. Também duas escolas da regional, uma de Igarapé Grande e outra da cidade de Lima Campos receberam o Prêmio Escola Digna”, detalhou o governador em exercício.
No município de Lago da Pedra, todos os gestores municipais das cidades vinculadas à URE também receberam o Selo Prefeito da Educação e seis escolas ganharam o Prêmio Escola Digna. “Juntando as UREs de Pedreiras e Lago da Pedra nós tivemos os melhores resultados do Maranhão, demonstrando que o Médio Mearim mantém sua tradição na educação, com alfabetização de qualidade e cada prefeito fazendo a sua parte”, ressaltou Camarão.
O Selo Prefeito(a) da Educação é uma forma de reconhecimento do Governo do Maranhão para valorizar os gestores municipais que promovem a aprendizagem e a redução das desigualdades do Maranhão. Os selos são divididos nas categorias ouro, prata e bronze.
Já o Prêmio Escola Digna é realizado com base no desempenho dos estudantes no 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, a partir do Sistema de Avaliação Estadual do Maranhão (Seama). A legislação do prêmio prevê, também, a realização de contribuição financeira às escolas públicas que obtiverem os menores resultados nas avaliações do Seama.
Fonte: Governo do Maranhão