Ontém (10), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), foi agraciado com o título de cidadão ludovicense durante um evento em São Luís, no Hotel Blue Tree Towers. A honraria, concedida pelo Decreto Legislativo nº 0076/2023, é um reconhecimento pelos serviços prestados em âmbito federal, que têm impulsionado investimentos e desenvolvimento na capital maranhense, além de fomentar a geração de emprego.
Na cerimônia, que também marcou investimentos na produção de alumínio no estado, Paulo Victor (PSDB), presidente da Câmara, enalteceu o papel de Alckmin como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, enfatizando sua contribuição para o progresso de São Luís e do Maranhão, alinhando-se com o slogan do Governo do Estado, ‘Maranhão de Oportunidades’.
Geraldo Alckmin, que também recebeu o Título de Cidadão Maranhense da Assembleia Legislativa, expressou sua gratidão e reforçou seu compromisso com os maranhenses. Natural de Pindamonhangaba, São Paulo, Alckmin tem uma carreira política diversificada, incluindo cargos como vereador, prefeito, deputado estadual e federal, vice-governador e governador de São Paulo, além de sua formação como médico e professor universitário.
O evento contou com a presença de várias personalidades políticas, incluindo o governador Carlos Brandão (PSB), o prefeito Eduardo Braide (PSD), o ministro do Esporte, André Fufuca (PP), a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), e Walmer Rocha, diretor do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), além de outros deputados e autoridades.
Ao contrário da Medalha Simão Estácio da Silveira, que é outorgada a pessoas que prestam serviços relevantes a São Luís, o Título de Cidadão Ludovicense destina-se a homenagear indivíduos nascidos fora da cidade. A concessão destes títulos é efetuada por decreto legislativo, após aprovação por dois terços dos vereadores.
Por Marcony Edson