Vou começar comentando a situação da “vergonha alheia” vivida pelo deputado federal André Fufuca nessa última quinta-feira (24) contando uma história que vivi em meados de outubro de 2008 durante a eleição para a prefeitura de São Luís. Estava com algumas pessoas envolvidas na campanha, quando um “playboy” querendo chamar a atenção daqueles que ali estavam, disse para mim: “duvido tu ter $$$ agora na tua carteira”, sem nem ao menos ter tempo de contrapor aquele que tentava me humilhar sem nenhum cabimento, rapidamente um amigo vendo aquele disparate saiu em minha defesa e soltou uma frase curta e direta: “ele não precisa ter dinheiro, ele tem prestígio!”.
O deputado André Fufuca me lembra muito esse playboy, não em questão de dinheiro em si, mas pelo capital político que conquistou, se tornando o líder do PP no congresso, porém ele não tem mais o importante, PRESTÍGIO.
Para que você entenda, o vice-presidente do PP, o presidente da Câmara Federal Arthur Lira veio a São Luís a convite do senador e pré-candidato ao governo do estado Weverton Rocha, a quem deixou de apoiar para entrar no grupo falido do vice-governador tucano socialista Carlos Brandão – PSDB.
Na tentativa de atacar diretamente Weverton desmobilizando a entrega da medalha de homenagem a Arthur dada pela FAMEM com gestores e lideranças políticas maranhenses, Fufuca ligou para pelo menos 4 prefeitos do Partido Progressista.
Porém os prefeitos Amaury, de Mirinzal, Luciano Genésio, de Pinheiro, Doutor Júnior, de Peritoró e Salomão, de Santa Filomena, são todos apoiadores declarados do senador Rocha.
Fufuca chegou ao feio papel de pedir até “pelo amor de Deus” para que os prefeitos não se fizessem presentes aos homenageados promovidos pela FAMEM.
O que não adiantou em nada, já que 3 prefeitos do PP estiveram no encontro com o presidente da câmara, deixando claro que nada está definido ainda aqui no estado, e que as peças podem ser colocadas em outras posições nas alianças políticas para a composição das alianças.
Se por um lado Fufuca que tem um “grande capital” foi desprestigiado por uma das maiores lideranças políticas do seu próprio partido, o ex-presidente da câmara que já foi filiado ao PP, o ex-deputado federal Waldir Maranhão foi extremamente prestidigitado por Arthur Lira em uma longa conversa.
É… parece que Fufuca esqueceu mesmo dos anos de humilhação e falta de autonomia no comando da Secretaria de Meio Ambiente do governo Dino. Deixou de estar no foguete de Weverton para se aninhar aos tucanos, que já está cheio de abutres em troca da indicação de alguém para o DETRAN – MA.