Definitivamente o Governo Flávio Dino vai dando demonstrações, dia após dia, que está perdido sobre a tomada de novas decisões para o enfrentamento da Covid-19, no sentido de diminuir a crescente da doença no Maranhão.
No início da semana, o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, afirmou que seriam suspensas a realização de pequenos eventos, mas na noite da mesma segunda-feira (25), o secretário recuou e voltou atrás da decisão, que antes era fundamental para evitar novos casos e novas mortes pela Covid-19 no Maranhão.
Já na quarta-feira (27), foi a vez do secretário de Indústria e Comércio do Maranhão, Simplício Araújo, após uma reunião com o Ministério Público, afirmou, em entrevista a TV Mirante, que seria elaborado um novo documento, com medidas mais rigorosas, e seria encaminhado no início da semana que vem (clique aqui e veja a entrevista).
No entanto, nesta quinta-feira (28), nas redes sociais, o próprio governador Flávio Dino (PCdoB) parece ter desautorizado os dois secretários. O comunista deixou claro que não existe perspectiva alguma de mudanças de decretos ou protocolos sobre as atividades econômicas no Maranhão. Veja abaixo.
Ou seja, fica evidenciado que tanto Carlos Lula, quanto Simplício Araújo, afirmaram algo que não poderiam cumprir e que não tinham o aval do governador,, que ainda convocou uma coletiva de imprensa para a sexta-feira (29), às 10h, para debater o enfrentamento da Covid-19.
É aguardar e conferir, mas como já foi destacado neste Blog, o melhor caminho é “arrocharem” com a fiscalização, evitando não só os eventos clandestinos, mas exigindo de todos o cumprimento dos decretos já existentes, para se conseguir evitar a crescente dos casos da doença no Maranhão, sem precisar castigar segmentos já tão castigados nesta pandemia.
Por Jorge Aragão