A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.
Esse povo, há poucos dias, tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia e estava maravilhado, pois tinha a certeza de que esse era o Messias anunciado pelos profetas, mas, esse mesmo povo tinha se enganado com o tipo de Messias que Cristo era. Pensavam que Ele seria um Messias político, libertador social, que fosse arrancar Israel das garras de Roma e devolver-lhe o apogeu dos tempos de Salomão.
Para deixar claro a este povo que Ele não era um Messias temporal e político, e nem um libertador efêmero, mas sim o grande Libertador do pecado, que é a raiz de todos os males, então, o Senhor entra na grande cidade, a Jerusalém dos patriarcas e dos reis sagrados, montado em um jumentinho; expressão da pequenez terrena. Ele não é um Rei deste mundo! Dessa forma, o Domingo de Ramos dá o início à Semana Santa, que mistura os gritos e louvores de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras.
A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém foi para se cumprir uma profecia de Zacarias 9.9, dando um sinal ao povo de que seu Rei seria um que entrasse humilde, montado em um jumentinho e ao mesmo tempo de maneira triunfal como um verdadeiro Rei digno de honras e louvores.
Este texto mostra para nós como é a entrada de Jesus em nossas vidas. Certamente Jesus entrou em sua vida de maneira triunfal, embora muitos não percebam.
Contudo vemos reações diferentes nas pessoas que estavam presentes ali, como os donos do jumentinho, como as pessoas que lançavam suas vestes balançando palmas de folhagens ao cantar boas vindas, e como os fariseus, que mantiveram-se duros sem perceber que era o Rei que entrava.
Que venhamos sempre saudar o Rei Jesus com Hosanas, louvores e corações gratos, principalmente em tempos tão difíceis, nunca visto antes, como o que passamos em meio à esta pandemia. Precisamos nos agarrar à esperança que Jesus nos trás, e nunca esquecer, que mesmo em tempos de pranto, dor e desespero, temos um Rei que um dia entrou triunfalmente em nossos corações. 🙏🏼🌿
Feliz Domingo de Ramos! 🌿🌿🌿 Feliz Semana Santa! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼