Em um importante movimento de fortalecimento interno, o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), participou na última quinta-feira (24) do Seminário de Formação Parlamentar São Luís, reunindo representantes do Partido dos Trabalhadores de diversas cidades maranhenses. O evento teve como objetivo promover a integração de estratégias políticas e fortalecer a atuação da legenda em todo o estado.
Organizado pela corrente Construindo um Novo PT (CNPT-MA) em parceria com a Articulação de Esquerda, o seminário se consolidou como um espaço de debates e planejamento para a militância petista, contando com a presença de nomes expressivos da política local, como o deputado federal Rubens Pereira Jr, o professor e ex-secretário Francisco Gonçalves, além dos co-vereadores do Coletivo Nós, de São Luís.
Durante sua fala, Felipe Camarão destacou a necessidade de união dentro do partido para sustentar os avanços do governo federal. “O PT precisa marchar unido. Precisamos divulgar as ações do presidente Lula e fortalecer nossos laços com o povo”, afirmou, lembrando a recente inauguração do primeiro trecho da Avenida Metropolitana, considerada uma das maiores obras de mobilidade urbana da Grande Ilha.
O seminário, realizado sob o lema “Eu sou parte da construção de um Novo PT no Maranhão. Com Lula, Camarão, o povo e todos Nós!”, também serviu de vitrine para iniciativas de sucesso, como o modelo de mandato participativo do Coletivo Nós. Para o professor Francisco Gonçalves, a proposta é replicar a experiência de articulação parlamentar e mobilização popular em outros municípios. “Queremos levar essa inspiração para todo o Maranhão”, declarou.
Já o deputado Rubens Pereira Jr reforçou a importância da capacitação dos quadros petistas. “Este encontro serve para que nossos parlamentares estejam cada vez mais preparados, trocando experiências do Congresso Nacional à atuação local”, disse.
Ao final do evento, o sentimento entre os participantes era de entusiasmo e renovação de compromisso, tanto com a reeleição do presidente Lula quanto com a defesa do governo estadual liderado por Carlos Brandão, aliado da legenda no estado.