O governador em exercício do Maranhão, Felipe Camarão, participou nesta segunda-feira (29) do 2º Ciclo Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem, visitando as cidades de Zé Doca e Santa Inês. O ciclo, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação, tem como objetivos centrais garantir a alfabetização na idade certa e recuperar as aprendizagens dos estudantes afetados pela pandemia.
Zé Doca, a primeira cidade visitada, marcou a 11ª regional a receber o ciclo formativo. Durante a visita, Camarão inspecionou a obra da Unidade Plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), acompanhado pela prefeita Maria Josenilda Cunha e pela deputada estadual Fabiana Vilar. A conclusão da obra é esperada para os próximos 60 dias, com uma inauguração que promete oferecer ensino técnico, profissionalizante e em tempo integral.
“Aproveitei minha vinda aqui na URE de Zé Doca para vistoriar a tão sonhada obra do Iema de Zé Doca. Calculamos que em 60 dias, ou pouco mais, a gente vai entregar essa obra. Vamos fazer uma grande inauguração. Vai ser um Iema Pleno com ensino técnico, profissionalizante e em tempo integral. Mais uma obra do governo Carlos Brandão”, afirmou o governador em exercício.
O 2º Ciclo Formativo Estadual Pacto pela Aprendizagem é uma iniciativa do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023. O ciclo fomenta o diálogo sobre práticas pedagógicas e a articulação com as redes municipais de ensino, focando na superação dos desafios educacionais na Educação Infantil, Alfabetização e Recomposição de Aprendizagem. Em Zé Doca, o evento reuniu cerca de 200 participantes, entre prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas.
A visita a Zé Doca também incluiu o simbólico plantio de uma jabuticabeira, representando a “árvore da alfabetização”. O secretário de Educação de Centro do Guilherme, Flávio Ferreira, destacou a importância dessa ação para a valorização dos profissionais da educação e a união dos municípios em prol da alfabetização.
Em Santa Inês, a atividade formativa contou com a presença de gestores públicos e educadores dos 12 municípios da URE da cidade. A gestora da URE, Francisca do Bonfim, enfatizou a importância do ciclo para estimular a alfabetização e transformar realidades. A articuladora pedagógica de Monção, Nelma Silva, ressaltou o valor do compartilhamento de experiências pedagógicas durante o evento.
Nas visitas às duas cidades, Felipe Camarão anunciou os vencedores do Prêmio Escola Digna e os gestores municipais laureados com o Selo Prefeito da Educação. O Prêmio Escola Digna é baseado no desempenho dos estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, conforme o Sistema de Avaliação Estadual do Maranhão (Seama). O Selo Prefeito(a) da Educação reconhece os gestores municipais que promovem a aprendizagem e a redução das desigualdades, dividido nas categorias ouro, prata e bronze.
“Estamos no caminho certo. Estamos fazendo bem, agora é questão de tempo, de continuidade e persistência e nós chegaremos lá”, destacou Felipe Camarão, celebrando os resultados positivos na educação do Maranhão.
As ações formativas do Pacto pela Aprendizagem, juntamente com o reconhecimento de escolas e gestores comprometidos com a educação, reforçam o compromisso do Governo do Maranhão em garantir o direito fundamental de ler e escrever a todas as crianças, superando os desafios impostos pela pandemia e promovendo a transformação educacional no estado.