Felipe Camarão, vice-governador do Maranhão pelo Partido dos Trabalhadores (PT), assumirá o cargo de governador interino do estado a partir desta terça-feira (11) até sábado (15). Durante esse período, o governador Carlos Brandão (PSB) estará em viagem à China e a Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma missão diplomática.
A viagem tem como objetivo principal a assinatura de quatro acordos para o agronegócio brasileiro com a China, o maior parceiro comercial do Brasil. Entre os acordos, destaca-se a certificação digital, que, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tornará a tramitação de documentos mais rápida e confiável, reduzindo a burocracia para os exportadores brasileiros.
Nos Emirados Árabes Unidos, serão discutidos temas da pauta bilateral, como comércio, investimentos, transição energética, mudança climática e segurança mundial. Além disso, o Brasil e os Emirados Árabes Unidos atuarão juntos no Conselho de Segurança das Nações Unidas como membros não permanentes.
A comitiva maranhense que acompanhará o governador Carlos Brandão inclui os deputados federais Fábio Macedo, líder do Podemos, e Cleber Verde (Republicanos), a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) e o ministro Juscelino Filho(União).