Pelo menos 17 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas quando um caminhão que transportava explosivos para uma mina de ouro no oeste de Gana colidiu com uma motocicleta, provocando uma explosão que destruiu uma comunidade rural, disse o governo ganês nesta sexta-feira (21).
Enquanto os socorristas vasculhavam o local em busca de sobreviventes, vídeos postados pela mídia local mostravam centenas de prédios reduzidos a pilhas de madeira, entulho e metal retorcido, e corpos de pessoas mortas pelo chão cercados por detritos.
Uma foto compartilhada por um político local mostrava uma cratera aberta no epicentro da explosão, com espectadores espiando de sua borda.
Seji Saji Amedonu, vice-diretor geral da Organização Nacional de Gerenciamento de Desastres, disse que cerca de 500 construções foram destruídos e que os esforços de resgate ainda estão em andamento.
A explosão ocorreu na quinta-feira (21) em Apiate, um assentamento entre as cidades de Bogoso e Bawdie, quando uma motocicleta caiu sob um caminhão de uma empresa chamada Maxam que transportava explosivos para a mina de ouro Chirano, administrada pela Kinross Gold Corporation, com sede em Toronto, disse a polícia.
A Kinross confirmou o incidente e disse que está monitorando a situação e os esforços de resgate. A Maxam não foi encontrada para comentar.
O Ministério de Terras e Recursos Naturais está investigando a causa da explosão e se as empresas envolvidas seguiram os regulamentos que cobrem o transporte de explosivos, disse em comunicado.
Sobreviventes em estado crítico estão sendo levados para instalações médicas na capital Acra, disse o governo.
Por CNN