BRASIL – No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, realizado neste domingo (3), o tema da redação surpreendeu os candidatos e foi bem recebido: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.” Embora o assunto tenha agradado, muitos estudantes entrevistados pela Agência Brasil relataram que a prova, com duração de quase seis horas, foi exaustiva e exigiu grande esforço de interpretação. Com início às 13h30 e encerramento às 19h, o exame mobilizou mais de 4 milhões de estudantes em 1.735 cidades do país.
O estudante Leonardo Tenório Jacob dos Santos, de 18 anos, destacou que as questões de geografia e história foram particularmente desafiadoras. Ele considerou que a prova de linguagem focou muito na interpretação de textos densos, tornando o exame mais complexo. “O tema da redação foi surpreendente, pois esperávamos algo sobre clima ou meio ambiente. Achei interessante, mas demorei a fazer associações com o tema”, comentou Leonardo, que tem mais facilidade com exatas e espera se sair bem na segunda prova no próximo domingo.
Para Camila Veriano, de 23 anos, o tempo foi um desafio adicional. Segundo ela, as questões de humanas estavam mais exigentes em conteúdo do que nas edições anteriores. “A prova de linguagem trouxe questões ambíguas, com muita interpretação de texto, o que aumentou a dificuldade. Mas gostei do tema da redação, pois é amplo e permite explorar bastante o assunto da herança africana”, afirmou Camila, que espera um nível semelhante na próxima prova.
Já Enzo Zeronian, de 19 anos, considerou a prova cansativa, com textos longos e desafiadores, especialmente em linguagens, onde a interpretação foi essencial. No entanto, ele destacou que, embora densa, a prova de linguagens estava um pouco mais acessível. “Achei interessante que a redação seguiu uma linha parecida com a de anos anteriores, ao abordar temas sociais. A parte de humanas foi mais exigente, especialmente em filosofia e sociologia.”
Neste primeiro dia, os candidatos enfrentaram 45 questões de linguagens e 45 de ciências humanas, além da redação. As perguntas cobriram disciplinas como língua portuguesa, literatura, história, geografia, filosofia e sociologia, e muitos participantes comentaram sobre a profundidade das questões e o tempo escasso para resolver todas elas.
No próximo domingo (10), os estudantes voltam para o segundo dia do Enem, quando responderão às questões de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Para muitos candidatos, a expectativa é de que a prova siga o padrão das edições anteriores, mantendo uma linha de raciocínio lógico e exigindo habilidades técnicas e de cálculo.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o índice de abstenção neste primeiro dia foi de 26,6%, indicando uma leve queda em relação aos últimos anos.