" /> Giullia Penalber é ouro e Brasil conquista seis medalhas no Pan-Americano de Wrestling

Giullia Penalber é ouro e Brasil conquista seis medalhas no Pan-Americano de Wrestling

Comentários 0

Valendo pontos para o ranking mundial, o Pan-Americano de Wrestling em Ottawa, no Canadá, já rendeu seis medalhas ao Brasil. O melhor resultado até o momento foi o ouro de Giullia Penalber (57kg), no último domingo (08.03). Nesta segunda-feira (9), Brayan Oliveira (57kg), David Moreira (65kg) e Hugo Viana (70kg) tentam ampliar as conquistas do país no último dia do torneio. As finais estão programadas para as 19h.

Para chegar ao seu primeiro título pan-americano, Giullia venceu na estreia a canadense Hanna Taylor. Na segunda rodada, um confronto polêmico com a norte-americana Kelsey Campbell. Quando perdia por 2 a 1, a carioca conseguiu, no último segundo de lua, furar a defesa da rival com uma queda de quatro pontos, que lhe daria a vitória. Porém, os americanos lançaram o challenge e a arbitragem decidiu que a queda teria ocorrido com o cronômetro já zerado, dando apenas um ponto para a brasileira. Campbell foi decretada vencedora do desempate por ter aplicado o golpe de maior valor.

Como Hanna Taylor venceu Kelsey Campbell, houve um tríplice empate na chave. A vitória por encostamento na primeira luta garantiu Giullia na semifinal, quando venceu por 3 a 2 a venezuelana Betzabeth Colmenares e seguiu para a decisão, novamente contra Hanna Taylor. A brasileira derrotou a canadense mais uma vez por encostamento e garantiu o ouro para o país.

Já Lais Nunes (62kg) estreou no torneio com uma derrota para a norte-americana Mallory Velte, por 6 a 4. Na segunda rodada, a brasileira enfrentou a mexicana Alejandra Bonilla e, com uma defesa sólida, venceu por 5 a 2. Lais ainda superou a dominicana Yessica Perez e a canadense Jessica Brouillette para chegar à decisão. Reencontrando Mallory Velte, contudo, a brasileira foi derrotada por 6 a 2 e ficou com a prata.

Kamila Barbosa (50kg) estreou nas quartas de final contra a argentina Patricia Bermudez, marcou 5 a 2 e avançou para a semifinal, quando foi batida pela norte-americana Victoria Anthony por superioridade técnica (10 a 0). Na disputa pelo bronze, Kamila venceu a venezuelana Genesis Olivio por 7 a 4.

Para também conquistar um bronze, Aline Silva (76kg) estreou com vitória em cima da equatoriana Genesis Valdez, mas em seguida foi superada pela canadense Justina di Stasio, mesma adversária da final dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no ano passado. Já contra a cubana Milaimys Potrille, campeã mundial júnior, Aline conseguiu um contra-ataque para se garantir no pódio do torneio.

Já Dailane Reis (68kg) estreou com derrota para a argentina Luz Vazquez por superioridade técnica (10 a 0) e, como a rival não avançou na competição, a brasileira não teve a chance de retornar para a repescagem, encerrando sua participação em nono lugar.

Antes dos resultados do domingo, o Brasil já havia garantido duas medalhas. Joilson Júnior (72kg) foi prata na sexta-feira (6), no estilo greco-romano, competindo em uma categoria não olímpica, decidida em confronto único. O brasileiro controlava a luta contra o norte-americano Raymond Bunker III quando foi punido por falta de combatividade, sofreu uma virada no placar e foi derrotado. Já Ronisson Brandão (87kg) levou o bronze após o adversário, o cubano Daniel Hecherravia, ser poupado pela comissão técnica e desistido do confronto.

O Pan-Americano segue até esta segunda-feira (9), no ginásio do Shaw Centre, em Ottawa. A competição reúne 200 atletas de 19 países das Américas, em 30 categorias divididas entre olímpicas e não olímpicas. Embora não garanta vaga direta nos Jogos Olímpicos, o Pan concede pontos para o ranking mundial que vai definir os cabeças de chave em Tóquio 2020 e é obrigatório para os países que desejam disputar a seletiva pan-americana.

Rededoesporte.gov.br, com informações da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat