Feirantes do Mercado do Santa Cruz, em São Luís, tiveram um dia de cuidados com a saúde
A ação é fruto do projeto ‘Saúde nas Feiras’ criado pelo vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Dr. Gutemberg (PSC), e a presidente do Sindicato dos Feirantes, Ivanilde Sampaio.
A 3ª edição do projeto, neste ano, aconteceu na última sexta- feira (06) e teve o apoio do: Sesc/Senac, Fecomércio, Semus e também dos profissionais de enfermagem e com a colaboração do Posto de Saúde da Radional.
No local, foram oferecidos diversos atendimentos médicos, tais como: aferição de pressão, teste de glicemia, consultas, farmácia básica, teste de covid-19 e vacinação contra o vacinação contra o H1N1, hepatite, febre amarela, tétano e difteria.
Orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), tabagismo, saúde bucal, também estiveram à disposição da população.
O Projeto Saúde nas Feiras é realizado desde 2012. E a retomada das ações estão sendo possíveis, após o avanço da vacinação contra a Covid-19 na Grande Ilha.
O Mercado do Santa Cruz foi um dos mercados reformados, após a solicitação do vereador Dr. Gutemberg para à Prefeitura de São Luís. Inclusive, em junho do ano passado, o parlamentar esteve presente no mercado para levar pessoalmente a notícia aos feirantes.
A reforma das feiras da capital é uma bandeira que o Dr. Gutemberg sempre defendeu na Câmara Municipal de São Luís. Dr. Gutemberg já ganhou destaque como o vereador que mais destinou emendas para a recuperação das feiras e mercados da capital, foram R$ 2 milhões de emendas.
“Mercados e feiras são sinônimos de saúde pública, turismo, geração de emprego e renda. Por isso, sempre defendi a reforma dos nossos mercados. Além disso, esses locais são de grande circulação de pessoas. Uma ótima oportunidade para promover saúde. Com o Projeto ‘Saúde nas Feiras’ estamos colaborando para melhorar os ambientes das feiras livres e a qualidade de vida dos feirantes e consumidores”, afirma Dr. Gutemberg.
A presidente do Sindifeirantes, Ivanilde Sampaio, ressalta a importância da iniciativa para melhorar a qualidade de vida dos feirantes, principalmente, neste momento de pandemia.
“Estamos retomando o Saúde nas Feiras e pretendemos estabelecer, junto às instituições parceiras, uma agenda de ações voltada aos feirantes, com atenção para a saúde física e mental destes profissionais que integram o rol das atividades essenciais da nossa cidade”, destaca.
Participaram da ação: Ivanilde Sampaio (Presidente do Sindifeirantes), Nirvana Anchieta (Diretora do Posto de Saúde da Radional), Júlio César (Coordenador de Ações Comunitárias da Semus), Rosângela Durans (Coordenadora Senac), César Carneiro (Médico Semus).