Mais do que um canal de comunicação, a voz é a ferramenta mais importante de trabalho para muitos profissionais. O médico, professor e vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Dr. Gutemberg (PSC), fez questão de lembrar a importância do Dia Mundial da Voz, celebrado nesta sexta-feira, 16 de abril. Ele parabenizou os fonoaudiólogos e destacou a importância da voz para a saúde, pois, alterações na fala podem sinalizar o diagnóstico precoce de doenças mais sérias.
“Alterações no timbre da voz, tosse frequente, dificuldade de falar, pigarro ou rouquidão, podem indicar além de um problema vocal, uma outra doença mais séria. Mudanças na voz também podem alertar para infecção por Covid-19. Vale lembrar ainda que o Brasil é um país que possui uma grande incidência em câncer de laringe. Por isso, é importante chamarmos a atenção para todos estes casos”, disse Dr. Gutemberg.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país com maior incidência de câncer de laringe, e atinge em média oito mil brasileiros que morrem em decorrência desta doença.
Em São Luís, Dr. Gutemberg criou a Lei n° 4.870/2007 que institui o Programa Saúde Vocal para os servidores da Prefeitura.
“Problemas na voz atingem uma gama de profissionais: professores, advogados, atendentes, profissionais da saúde. De 5 a 8% da população tem algum problema na voz, muitas vezes sem saber que pode ser cuidado. O Programa Saúde Vocal auxilia no tratamento da voz dos nossos servidores municipais”, destaca Dr. Gutemberg.
Câmara de SLZ