Por Lula Fylho
Realizar nossos sonhos, desejos, anseios, projetos, seja o que for, exigirá de todos nós o esforço proporcional à amplitude dos mesmos.
Isso significa dizer que sonhar grande, além de ser extremamente genuíno, até sugiro que seja assim, também exigirá de você muito comprometimento – já tratamos disso em textos do Trilogia.
Quando sonhamos conseguimos ver o TODO, quando planejamos a visão fica FRAGMENTADA em tarefas, passos, micrometas, enfim, dividimos em etapas que devemos percorrer para atingir as nossas metas e sonhos.
Aqui pode ocorrer um déficit de visão ou até mesmo a falta de visão do todo. Você precisa ver toda a guerra, lutar cada batalha, avançar cada passo sabendo que está percorrendo uma parte do caminho.
Muitas vezes deixamos de buscar o resultado final porque entramos na armadilha de nossa mente que busca o resultado imediato. Joyce Meyer no livro, A Formação de Um Líder, diz: “Muitos só estão dispostos a investir em algo se o retorno daquele investimento for acontecer em curtíssimo prazo”.
Isso geralmente se aplica a dinheiro, tempo e/ou esforço. Se perdermos a visão de toda a guerra, nossa mente pode nos fazer parar na primeira batalha como recompensa pelo esforço empreendido.
É um exercício cotidiano, permanente, constante de mudar essa lógica na nossa mente. De acordo com Daniel Kahneman no livro, Rápido e Devagar, diz: “Como você sabe que uma afirmação é verdadeira? Se ela está ligada fortemente por lógica ou associação a outras crenças ou preferências que você possui, que traga uma sensação de conforto cognitivo”.
Já tratamos da lei do menor esforço também, naturalmente podemos ser impelidos a buscar caminhos que exijam menor esforço físico e comprometimento mental. Só que isso deixará você preso a um ciclo vicioso de resultados medianos.
Planejar é um ato de grande importância para quem almeja conquistar algo relevante. Se vale dedicar tempo para planejar, com toda certeza valerá dedicar energia, esforço e o tempo para colocar em prática. Fugir das “armadilhas”, conquistar metas e realizar seus sonhos.
A luta para construir resultados superiores começa no planejamento, mas só se concretiza vencendo as batalhas que essa guerra imporá a você.